A versão em inglês do Wikipédia saiu do ar às 3 horas (Horário de Brasília) desta quarta-feira em protesto aos projetos de lei contra a pirataria que estão sendo discutidos no Senado dos Estados Unidos. O site deverá ficar fora do ar durante 24 horas e outros 10 mil endereços também se propuseram a fazer o mesmo.

Na página em português do Wikipédia há um banner com a mensagem: "A Wikipédia precisa da internet para continuar livre".Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as Wikipédia em todos os idiomas." e completa com: "A comunidade da Wikipédia em inglês autorizou a retirada do ar de todas as páginas daquele projeto no dia 18 de janeiro de 2012 durante 24 horas. A ação é um protesto contra uma legislação (SOPA-PIPA), em discussão no Congresso dos Estados Unidos, que poderá atentar contra a liberdade de expressão e informação na Internet."

Os projetos de lei SOPA e PIPA surgiram com o objetivo de intensificar as punições nos sites em que tiverem algum tipo de compartilhamento sem autorização prévia. Isso faria com que a indústria fonográfica retomasse suas vendas.

Empresas como o Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, não são favoráveis a esses projetos e sentem-se prejudicados com ele. Assim, várias companhias pretendem tirar seus conteúdos do site e deixar apenas informações sobre os projetos de lei e solicitar aos usuários que lutem contra essas leis.

A página do Google em inglês também está participando do protesto acrescentando em sua homepage a frase: "Diga ao Congresso: por favor, não censure a web". Esse link levará os internautas a uma a uma petição solicitando a assinatura de todos para impedir essas leis.