A partir de 12 de janeiro de 2012, tem início o período de submissão de candidaturas a novos sufixos Internet, os chamados "top level domains", junto à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

A mudança afetará o conjunto denominado Domínios Genéricos de Nível Principal (gTLDs). Atualmente menos de 30 sufixos constituem o nível mais alto na formação dos nomes na Internet. São cerca de 240 códigos de países (como .br para o Brasil, .it para Itália ou .de para Alemanha) e mais outros 23 sufixos caracterizados como gTLDs ( .com, .net, .biz, .travel e outros). Este grupo (gTLD) passará a agregar também os novos sufixos que forem aprovados.

 Os novos sufixos devem atender a comunidades e atividades que buscam diferenciação no espaço de nomes da Internet, ou a marcas globais que visem a criar novas estratégias de proteção e divulgação. O processo prevê proteção de marcas e de propriedade intelectual, na tentativa de que se evite o "cybersquatting" quando da criação destes novos domínios.

 Os interessados na submissão de propostas para obtenção de novos domínios terão até o dia 29 de março de 2012 para entrar na primeira seleção. Outras podem ocorrem a cada um ou dois anos. As candidaturas serão analisadas, tanto pela equipe técnica da ICANN, como pela  comunidade Internet como um todo, para que se avaliem características como preservação da segurança e estabilidade da rede, proteção a direitos de terceiros ou eventuais incompatibilidades com o "interesse público". A partir de maio, a lista dos sufixos propostos se tornará pública.

 Espera-se que os primeiros sufixos que forem aprovados no processo de análise e forem concedidos entrem em atividade somente no 1º trimestre de 2013. O processo não é barato. Para a candidatura a um sufixo são estimados cerca de R$ 500 mil de investimento (apenas os custos do processo ICANN são de US$ 185 mil), e outra quantia de igual monta para cada cinco anos de funcionamento, além garantias financeiras e requisitos técnicos, como a da contratação de um provedor de "back end" que irá gerenciar e publicar a base de dados com os nomes desse sufixo na Internet. Para eventuais candidatos brasileiros, uma opção de "back end" é o próprio registro brasileiro.