Adiado em um dia o lançamento do maior jipe-robô já enviado ao espaço pela NASA. O lançamento será neste sábado dia 26 de novembro, ás 13h02 (horário de Brasília), no Cabo Canaveral, na Flórida.

Denominado de Curiosity, o jipe-robô avaliado em US$ 2,5 bilhões, é equipado com câmeras de vídeo e um kit móvel de ferramentas para analisar o solo e as rochas de Marte. Além de tudo isso, o Curiosity possui seis rodas, câmeras que simulam a rotação dos olhos, um laboratório embutido, brocas e feixes de laser.

Em sua missão no planeta vermelho, o jipe-robô explorará a Cratera Gale, como já havíamos informado aqui neste site, onde se concentrar uma enorme variedade de solos e uma pequena montanha que irá oferecer a Curiosity uma oportunidade de escalar e assim analisar amostras de solo em diferentes altitudes.

A viagem da Curiosity será de 570 milhões de quilômetros entre a Terra e Marte, percurso esse que levará cerca de oito meses e meio para ser percorrido, antes de sua chegada ao planeta vermelho que será no mês de agosto de 2012. Mas com tudo isso, a principal missão do jipe-robô será a verificação de existência de vida em Marte.