Não é de hoje que noticiamos os ataques de crackers em vários segmentos, dessa vez, a vítima foi  uma estação de tratamento de água em Ilinois, nos Estados Unidos. Agora,  os criminosos virtuais invadiram o sistema  e fizeram com que uma das bombas de drenagem na estação foi ligada e desligada até apresentar algum problema.

O FBI está investigando o caso e até o momento há desconfianças de que a invasão tenha partido da Rússia. Os crackers costumam ser bastante criteriosos e , para despistar, usam computadores de todo o mundo.

O fato só mostra como as chamadas de Controle de Supervisão de Sistemas de Aquisição de Dados (SCADA) está vulnerável e extremamente perigosos.  Os  sistemas SCADA são dispositivos especializados no controle de unidades sensíveis, como empresas de gás, reatores nucleares, companhias de energia e água.

De acordo como diretor de pesquisas de segurança da McAfee, Dave Marcus, é necessário fortalecer as defesas desse tipo de rede, pois elas estão vulneráveis e representam um alvo para terroristas.