Sexta-Feira, 30 de setembro, a NASA anunciou nesta quinta-feira que há menos perigo no espaço do que imaginávamos, mas calma, não é bem isso; não estou falando do lixo espacial, mas sim de asteróides gigantes. De acordo com o Wide-Field Infrared Survey Explorer, o nosso espião do espaço, digo, o telescópio Wise da Agência Espacial Americana, nos mostra que 93% dos asteróides com mais de 1 km de diâmetro já foram localizados.

Conforme os cientistas, eles acreditavam existir mais de mil asteróides vagando pelo espaço, mas de acordo com os estudos, as cifras chegam a 981, do total 911 foram localizados e estão sendo monitorados. Sendo assim, o Diretor do Centro Minor Planet do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica em Cambridge, Tim Spahr, falou que, "O risco de que um asteróide realmente grande atinja a Terra antes que possamos localizá-lo e dar o alerta caiu consideravelmente", afirmou Spahr. Mas nem tudo é calmaria, pois existe ainda a ameaça dos asteróides de classe média, com 100m ou mais. Segundo dados do Wise, existem em torno de 19.500 no espaço e apenas 5.200 são monitorados. Para Amy Mainzer, uma das autoras da última pesquisa publicada no Astrophysical Journal, falou que, "O Wise deu aos astrônomos uma idéia mais clara do que há no espaço..., é como um censo, quando se pesquisa um pequeno grupo de pessoas para tirar conclusões do todo".