A Qualcomm finalmente oficializou o aguardado Snapdragon 8 Gen 5, que promete agitar o mercado mobile. Não é o modelo Elite, mas vem com a clara intenção de entregar desempenho de ponta sem empurrar o consumidor para preços estratosféricos. Produzido em 3 nm, entra na lista dos processadores mais rápidos do mundo em um celular. E olha só, tem mais desempenho do que muita gente precisa.

O que o Snapdragon 8 Gen 5 oferece?

O novo chipset da Qualcomm usa uma CPU Oryon de terceira geração, construída na mesma litografia de 3 nm do irmão mais avançado. São dois núcleos prime rodando a 3.8 GHz e outros seis de desempenho chegando a 3.32 GHz. Segundo a própria Qualcomm, o salto é de 36% em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, lançado dois anos atrás. E o chip ainda promete uma melhor economia de energia.

Feito especialmente para os amantes de jogos, o chip usa uma GPU Adreno 840, que traz a tecnologia Frame Motion Engine 3.0. O ganho aqui é de 11% frente à geração anterior. Mas obviamente, o grande destaque vai para a Inteligência Artificial, que agora tem a NPU Hexagon com melhoria de 46% nas tarefas de IA.

Em termos de conectividade, o 8 Gen 5 traz o Modem-RF 5G X80, o mesmo usado no Elite do último ano. E isso não é ruim, pois ele ainda é excelente e promete conexões bem mais estáveis e seguras. Para fotos e vídeos, a Qualcomm incluiu o Spectra ISP, que promete imagens de excelente qualidade.

Qualcomm apresenta novidades do Snapdragon 8 Gen 5
Qualcomm apresenta novidades do Snapdragon 8 Gen 5

Disponibilidade

O novo chipset da Qualcomm já está presente nos últimos lançamentos do mercado. Ele vem primeiro no POCO F8 Ultra, mas também deve chegar nos modelos Ace 6T/15R da OnePlus. No entanto, marcas como a iQOO, Motorola e vivo já estão na fila para usar o novo chipset em seus próximos flagships.

Fonte