Recentemente, fomos informados que todos os smartphones da série Galaxy S26 chegarão no próximo ano equipados com o novo Exynos 2600. Tal notícia levantou um alerta entre os fãs da marca, que preferem processadores produzidos pela Qualcomm. E agora, um novo relatório acaba de revelar que o chip produzido pela Samsung teve suas frequências de CPU reduzidas silenciosamente.
Samsung reduz clock do Exynos 2600
A informação vem diretamente da conhecida plataforma de testes do Geekbench. E não se tem ainda uma resposta clara sobre tal decisão. Ao que tudo indica, a empresa pode estar enfrentando problemas no desenvolvimento do chip. No entanto, ainda é muito cedo para afirmar isso ou aquilo.
Os protótipos originais do Exynos 2600, que possui uma CPU de dez núcleos (deca-core), tinham metas ambiciosas. O núcleo principal (prime core) deveria operar a 3.80GHz. Contudo, os novos testes mostram um corte significativo, com esse mesmo núcleo agora rodando a 3.55GHz. A redução, contudo, seria de 0.25GHz no clock mais poderoso.
Infelizmente, os demais núcleos também foram afetados. O conjunto de três núcleos de performance caiu de 3.26GHz para 2.96GHz. Já os seis núcleos de eficiência foram reduzidos de 2.76GHz para 2.46GHz. Embora pareça sutil, tais mudanças podem impactar diretamente na performance dos próximos flagships da empresa.

O que esperar do Exynos 2600?
Ao que parece, a Samsung está realizando os últimos ajustes para acertar no seu novo processador. Como muitos sabem, a marca enfrentou sérios problemas com seus chips próprios no passado. Ao longo do tempo, foi melhorando tudo e já vimos um grande acerto no Exynos 2400.
Quanto à essa redução de clock, a Samsung provavelmente detectou problemas de superaquecimento e eficiência energética, optando por "capar" o processador para garantir a estabilidade. Se isso for confirmado no produto final, o Galaxy S26 com Exynos ficará bem mais lento do que se viesse com o Snapdragon 8 Elite Gen 5.