A Samsung está se preparando para lançar a linha Galaxy S26 justamente para bater de frente com os recém-lançados modelo da linha iPhone 17. Para esse objetivo, informações de bastidores revelaram que os novos aparelhos da gigante sul-coreana serão os primeiros smartphones do mercado a trazer suporte ao codec Advanced Professional Video (APV), tecnologia apresentada em 2023 e já integrada ao Android 16.
O que muda com o codec APV?
O APV chega como alternativa ao popular ProRes da Apple, usado em iPhones para gravação de vídeos profissionais. A grande promessa da Samsung é entregar qualidade superior, maior flexibilidade para edição e, ao mesmo tempo, 20% mais eficiência no uso do armazenamento em comparação com codecs como o HEVC.
Com o APV, os vídeos gravados nos Galaxy S26 poderão ter mais detalhes, cores mais vivas e uma faixa dinâmica ampla, ocupando menos espaço de memória interna. Para quem trabalha com conteúdo audiovisual, isso significa mais liberdade para gravar em alta qualidade sem se preocupar tanto com a falta de espaço.
Além disso, o codec suporta profundidade de cor de 12 bits, HDR10 e HDR10+, então isso vai garantir ainda mais detalhes e possibilidades em cada registro, além de ser compatível com a subamostragem de croma 4:4:4 que também vai facilitar o destaque das cores, mesmo em ambientes com pouca luz. Também fala-se do suporte do perfil LOG que deve servir para quem gosta de fazer a correção de cores no pós-processamento.
Outro ponto interessante é que a Samsung vai oferecer LUTs integradas nos aplicativos Gallery e Studio. Basicamente, isso vai permitir que você faça uma exportação rápida dos vídeos que gravar, mesmo com estilo cinematográfico e direto no celular. O codec ainda será compatível com gravações em Full HD (25, 50 e 100 fps), 4K (25, 50 e 100 fps) e 8K (25 fps).
Novas funções de câmera do Galaxy S26
O APV não será a única novidade da linha. A Samsung deve incluir ainda o Horizon Lock, que estabiliza vídeos de forma parecida com as câmeras GoPro, e melhorias no Motion Photos, agora com opções de personalização antes e depois do clique. Outra função útil será a digitalização de documentos em várias páginas de uma só vez, recurso que promete facilitar o dia a dia.
Galaxy S26 pode superar iPhone 17 Pro com chip Exynos 2600
Os primeiros resultados de benchmark indicam que o Galaxy S26, com o inédito Exynos 2600, pode ultrapassar o processador da Apple em alguns cenários. Para isso, a Samsung parece que vai apostar em uma nova arquitetura, além de uma nova GPU para gráficos mais fortes.
Segundo dados do Geekbench, o chip A19 Pro alcançou 3.781 pontos em single-core e 9.679 em multi-core. Já o Exynos 2600, previsto para equipar os modelos Galaxy S26 Pro e S26 Edge, marcou 3.309 em single-core e 11.256 em multi-core. Na prática, ele perde um pouco em velocidade individual, mas entrega cerca de 15,5% mais potência em multi-core.
Outro concorrente, o Snapdragon 8 Elite Gen 2, quede acordo com os rumores também deve ser usado em algumas versões do Galaxy S26, registrou 3.393 pontos em single-core e 11.575 em multi-core, se mostrando igualmente competitivo ao modelo original da Samsung e ainda assim superando o modelo da Apple.
Além dos números brutos, os relatórios apontam que os chips Exynos 2600 e Snapdragon 8 Elite Gen 2 podem oferecer melhor desempenho gráfico (GPU) do que o A19 Pro. Isso significa jogos mais fluidos e processamento de vídeo mais rápido, algo que pode fazer diferença no uso diário.