A Samsung liberou a segunda versão beta do One UI 8.0, baseado no Android 16, para os usuários da linha Galaxy S25. A nova versão já está disponível em países como Alemanha, Coreia do Sul, Polônia e Reino Unido, com melhorias importantes de estabilidade, desempenho e a volta de um recurso aguardado: o gesto de volta preditivo (agora chamado de Back Swipe Preview, ou Visualização de deslizar para trás).
Atualização tem mais de 1,2 GB e traz 14 mudanças
O novo firmware chega com final ZYF3 e pesa cerca de 1.236 MB. Entre as principais novidades da atualização estão:
- Correções de bugs em widgets, impressão digital, som, alarmes e recursos da S Pen;
- Melhorias na performance geral e estabilidade do sistema;
- Adição do recurso "Back Swipe Preview", que mostra uma prévia da tela anterior ao deslizar para voltar.
Segundo o changelog oficial, a beta corrige falhas em reconhecimento de impressão digital, briefing matinal, papéis de parede do Galaxy AI, e muito mais.
Predictive Back está de volta, mas com limitações
Uma das grandes novidades é o retorno do Predictive Back, agora sob o nome "Back Swipe Preview". Esse recurso, presente no Android 15, permite que o usuário veja uma prévia da tela anterior ao deslizar o dedo para voltar. A novidade foi removida na beta anterior, mas felizmente voltou, ainda que com limitações.

Atualmente, a prévia funciona apenas dentro do app Configurações, mas a Samsung deve expandir a compatibilidade para mais aplicativos nas próximas versões.
A série Galaxy S25 foi a primeira a receber a One UI 8 Beta, e espera-se que mais dispositivos da Samsung entrem no programa nas próximas semanas. A versão estável da nova interface baseada no Android 16 deve chegar ainda em 2025.