A Nintendo está apostando alto no Switch 2 e para ter certeza que vai conseguir atender a demanda do público, a empresa firmou um acordo com a Samsung para produzir os chips customizados da NVIDIA e garantir estoque para vender 20 milhões de unidades até março de 2026. E se a demanda for maior, a Samsung estaria preparada para expandir esse número. A informação foi revelada pela Bloomberg com base em fontes próximas ao assunto.

Samsung vai produzir chip da NVIDIA para o Switch 2

Atualmente, a Samsung já fornece chips de memória e displays para a Nintendo, mas essa parceria envolve algo maior: a produção do processador central do Switch 2, com litografia de 8 nanômetros. Apesar de não ser o processo mais avançado (o padrão atual de topo são os 5 nm), a Nintendo teria escolhido esse nodo por oferecer maior estabilidade, confiabilidade e menor custo.

Curiosamente, a Nintendo teria considerado inicialmente a TSMC, líder global em fabricação de chips e parceira da Apple, para produzir os SoCs. Mas acabou fechando com a Samsung, o que pode representar uma tentativa da coreana de recuperar espaço no mercado de semicondutores.

Além disso, fontes afirmam que a Samsung ofereceu painéis OLED para o Switch 2, caso a Nintendo queira adotar uma tela mais avançada em versões futuras do console. E se necessário, a empresa também estaria pronta para migrar os chips para o processo de 5 nm em uma edição revisada do hardware.

Fonte