O "Chromebook X" é um novo padrão do Google para notebooks com ChromeOS. Anteriormente, na página de busca de Chromebooks criada pelo Google, havia uma classificação de "Plus" e "Premium", mas no dia 31 de maio de 2023, o Google retirou essa identificação. O motivo disso é que nos últimos meses a empresa criou a Chromebook X, uma nova marca feita para notebooks acima da média.

Quais são as características do Chromebook X?

Tudo o que se sabe até agora sobre o Chromebook X. Fonte: Vitor Valeri
Tudo o que se sabe até agora sobre o Chromebook X. Fonte: Vitor Valeri

O Chromebook X é aquele notebook com ChromeOS que possui um hardware interno mais poderoso. De acordo com o site 9to5google, os computadores precisam ter uma certa quantidade de memória RAM, uma webcam de boa qualidade para chamadas de vídeo e, acredita-se também, que deva ter uma tela de alta qualidade. A exigência mínima para os Chromebook X são:

  • AMD Zen 2+ (Skyrim)
  • AMD Zen3 (Guybrush)
  • Intel Core 12ª Geração (Brya & Nissa)

Chromebook X: Quanto irá custar?

Quanto os novos Chromebook X poderão custar. Fonte: unsplash (foto por Kind and Curious)
Quanto os novos Chromebook X poderão custar. Fonte: unsplash (foto por Kind and Curious)

Segundo o site 9to5google, devido ao fato de que os processadores Intel Core de 12ª geração da série N ("nissa") estão na lista de CPUs exigidas pelo Google para o Chromebook X, acredita-se que esta categoria de notebooks com Chrome OS custe algo entre US$ 350 e US$ 500, dependendo do restante do hardware do computador. Atualmente, nesta faixa de preço temos o Lenovo Flex 3i, o Acer Chromebook Spin 514 e o Samsung Galaxy Chromebook 2.

Há recursos exclusivos dos Chromebooks X?

Recursos exclusivos dos Chromebook X. Fonte: unsplash (foto por Brooke Cagle)
Recursos exclusivos dos Chromebook X. Fonte: unsplash (foto por Brooke Cagle)

O Google planeja trazer recursos exclusivos para os Chromebooks X como, por exemplo, o Live Caption (adicionando automaticamente legendas nas videochamads), um efeito de desfoque de retrato e o "isolamento da voz" para as chamadas de vídeo. Além disso, haverá um conjunto de papeis de parede e protetoras de tela que ficarão mudando ao longo do dia.

O nome da marca Chromebook X poderá mudar?

Ainda há a chance do nome "Chromebook X" mudar antes do lançamento. Além disso, sabe-se que o símbolo irá aparecer em algum lugar da estrutura do notebook para diferenciá-lo dos demais. Além disso sabe-se que haverá uma tela de inicialização especial ao invés da logo "ChromeOS" que é exibida hoje no Chromebook normal.

Quando os Chromebooks X serão lançados

Ainda não há uma data para o lançamento oficial dos Chromebooks X, as sabe-se que a atualização para esta categoria tem como requisito mínimo possuir o ChromeOS versão 115 ou mais recente. Essa versão do sistema operacional já está disponível para testes beta e deverá ser lançada para o público geral no mês que vem. De acordo com o 9to5google, novos modelos classificados como Chromebook X deverão ser lançados antes do final de 2023.

Curioso sobre o que está por vir? Comente abaixo sua experiência com Chromebooks e o que espera para essa nova geração!