A Lenovo lançou o ThinkBook Plus 3 durante a CES 2022, um notebook com um design um tanto inusitado. Em sua terceira geração, o laptop da Lenovo possui uma segunda tela de 8 polegadas com resolução 800 x 1280 ao lado do teclado. Como se não bastasse, sua tela principal é ultrawide, possui 17,3" e resolução 3K.

O ThinkBook Plus 3 chega com Windows 11, mas com alguns atalhos interessantes. Ao passar o mouse sobre um aplicativo, são exibidos comandos extras, além dos atalhos normais. Além disso, quando você arrasta um app, aparece uma caixa de diálogo sugerindo vários layouts. Das opções dadas, a mais diferente chama-se "waterfall", onde o aplicativo pode passar da tela estar na tela principal e na secundária, algo muito útil para listas muito longas.

Layouts do notebook Lenovo Thinkbook Plus 3. Fonte: Engadget

Tela secundária de 8 polegadas

A tela secundária do ThinkBook Plus, que fica ao lado do teclado, é reconhecida pelo sistema operacional (Windows 11) como uma tela externa. Isso permite que o usuário envie conteúdo da mesma forma que faria com monitores conectados ao notebook. É possível escolher uma janela para ocupar toda a tela secundária, metade dela ou ocupar toda a tela principal.

No modo de layout waterfall, é possível ver colunas inteiras de uma planilha. Outra funcionalidade para a segunda tela é utilizá-la para anotações enquanto assiste a um vídeo ou realiza uma videoconferência. Além disso, o usuário também pode utilizar o display secundário para desenhar na tela, dando uma ergonomia superior comparado a mesma tarefa sendo feita na tela principal.

Tela secundária do notebook Lenovo Thinkbook Plus 3. Fonte: Engadget

Com a tela secundária também é possível utilizar um painel de atalhos com apps compatíveis como, por exemplo, o Adobe Lightroom. Há também a opção de um recurso chamado de "Magic Launcher", desenvolvido pela Lenovo, que exibe uma fileira de botões para acesso rápido dando acesso, por exemplo, ao teclado número ou a programas específicos.

Escrevendo a mão no notebook Lenovo Thinkbook Plus 3. Fonte: Engadget

Especificações

O notebook ThinkBook Plus 3 possui um processador Intel Core de 12ª geração com suporte a até 32GB de memória RAM DDR5. Há a presença dos gráficos integrados Xe da Intel, além de uma webcam Full HD, duas portas HDMI, duas portas USB A e uma porta Thunderbolt 4.

Lançamento e disponibilidade

A previsão para o lançamento do notebook Lenovo ThinkBook Plus 3 é para maio de 2022 e ele custará a partir de US$ 1399.