Muitos ficaram em dúvida se a Nintendo realmente iria lançar um Nintendo Switch low-end (versão mais barata do console). Isso ocorreu, pois há um tempo houve rumores sobre o possível lançamento desta versão do console durante a E3 2019 em junho. Nesta época, o CEO da Nintendo negou tal anúncio e disse que a empresa não tinha planos para anunciar um novo console na E3.

O Nintendo Switch Lite não foi anunciado na E3, mas praticamente 1 mês depois do evento. O console é uma versão mais básica e com menos funções comparado ao original. Ele chegará ao mercado custando US$200,00, mas isso será feito em troca de uma grande perda na experiência de flexibilidade para seu uso.

A nova versão do console da Nintendo chega com uma tela de 5,2" (contra 6,2" do original) e uma resolução HD (720p). Apesar da diminuição do tamanho da tela, ela parece que ficou mais nítida, mas ao mesmo tempo poderá dificultar a leitura de alguns textos ao longo dos jogos.

Nova versão do console da Nintendo
Nova versão do console da Nintendo

Agora vamos para a parte dolorida, a Nintendo retirou a possibilidade de remover os controles da lateral da tela do console e ainda eliminou a conectividade da TV que era feita via USB-C. Isso provavelmente irá desagradar a muitos fãs da empresa, mas em contrapartida, para quem só joga fora de casa e quer economizar um dinheiro, o Nintendo Lite promete servir muito bem. Ainda há a possibilidade de comprar o Nintendo Switch Pro Controller, caso o jogador queira mais conforto ao jogar.

O novo console da Nintendo agora está parecendo uma evolução do Nintendo 3DS com a diferença estrutural de não possuir uma dobradiça para diminuir seu tamanho. Isso da abertura para pensar também na questão de portabilidade, já que o Nintendo Switch Original tinha a "desculpa" de ser maior por ser também um "console de mesa". Querendo ou não, tanto o Nintendo Switch original quanto o lite não tem a possibilidade de guardá-los em um bolso da calça com conforto.

O que você achou deste anúncio feito pela Nintendo? Você compraria a nova versão do console? Comente abaixo!