A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou as vendas do Nintendo Switch para o início de fevereiro, de acordo com o registro da autarquia. Deste modo, a Nintendo possui a liberdade de iniciar a venda do videogame no país o que pode indicar o retorno dos produtos oficiais da companhia no país. Vale mencionar que a fabricante japonesa interrompeu as vendas em 2015.

O certificado de homologação do console foi solicitado pela empresa M RS Digital, de acordo com documento publicado pela agência, que citou como endereço a cidade paulista de Taubaté. Até então, a Nintendo não se manifestou sobre o assunto.

Nintendo Switch tem a venda liberada no Brasil pela Anatel.
Nintendo Switch tem a venda liberada no Brasil pela Anatel.

Em janeiro de 2015, quando a Nintendo anunciou a interrupção das vendas dos consoles Wii U e 3DS, bem como dos respectivos games, através da companhia Gaming do Brasil, e empresa mencionou os altos impostos de importação como motivo principal da decisão.

O gerente-geral para América Latina da Nintendo of América, Bill van Zyll, na época, disse que "o Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável".

O Nintendo Switch é um videogame híbrido que pode ser conectado a um aparelho de TV ou mesmo como dispositivo portátil. O aparelho foi lançado nos Estados Unidos em março de 2017 por US$ 300, o equivalente a US$ 300, em conversão direta.

No final de janeiro, a companhia japonesa anunciou que as vendas do console fizeram com que a empresa tivesse o melhor terceiro trimestral fiscal em 8 anos.