A Netflix anunciou que o documentário Retrato Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estará disponível na plataforma a partir do dia 2 de novembro. O filme é um dos pré-selecionados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção retrata a rotina de ida ao cinema no centro de Recife durante o século XX. Em cartaz nos cinemas, o filmes tem sido bem recebido pela crítica.

O que você precisa saber:

  • O documentário Retrato Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estará disponível na Netflix a partir do dia 2 de novembro.
  • O filme é um dos pré-selecionados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Retrato Fantasmas: documentário nacional chega à Netflix

O documentário retrata a rotina de ida ao cinema no centro de Recife durante o século XX. Ele teve uma ótima recepção da crítica após a temporada de festivais nacionais e internacionais. O projeto cinematográfico foi realizado com a ajuda de material de arquivo, fotografias e imagens em movimento encontrados em acervos pessoais e na Cinemateca Brasileira.

O documentário explora a relação entre os espaços históricos e humanos, além de refletir sobre as mudanças na sociedade e o papel dos cinemas nesse contexto. O elenco do filme conta com nomes como Sonia Braga, Tony Curtis, Janet Leigh e o jornalista Joselice Jucá, pai do diretor Kleber Mendonça Filho.

Veja o trailer oficial:

Recepção positiva

O documentário Retrato Fantasmas teve uma recepção positiva entre os críticos após a temporada de festivais nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Cannes. A distribuição do projeto ficou a cargo da Vitrine Filmes, enquanto a produção é da Cinemascópio. O filme foi realizado ao longo de sete anos, com material de arquivo, fotografias e imagens em movimento encontrados em acervos pessoais e na Cinemateca Brasileira.