A Roscosmos (Agência Espacial da Rússia), através de comunicado, disse que irá retomar o transporte de turistas à Estação Espacial Internacional (ISS). Desde 2001, os russos já transportaram à ISS sete civis, agora, dois novos turistas devem fazer a viagem em 2021.

A agência espacial assinou um acordo com a Space Adventures para conseguir seguir o plano, e com isso os turistas poderão voar a bordo de uma nave Soyuz em uma viagem de "curta duração". Os nomes dos turistas e a quantidade de dias não foram revelados.

Rússia irá levar dois turistas até a Estação Espacial internacional em 2021.
Rússia irá levar dois turistas até a Estação Espacial internacional em 2021.

Em relação ao valor do passeio, também não temos informações, já que nada foi mencionado, porém, certamente não é nada barato, e está longe do alcance da maioria da população.

Os valores arrecadados com as viagens turísticas deverão ajudar a custear novos projetos da Roscosmos. Atualmente, boa parte do dinheiro que a agência russa consegue é proveniente da NASA, já que desde 2011 a agência americana conta com os foguetes Soyuz da Rússia, para o envio de astronautas à ISS. No último lançamento a NASA desembolsou US$ 81 milhões pelo envio de seu astronauta.

No entanto, a parceria entre Rússia e NASA está acabando em razão do Commercial Crew Program da NASA, que a partir de 2020 irá contar com as empresas privadas SpaceX e Boeing no envio de astronautas à ISS.

Por conta disso, a Roscosmos precisa encontrar outro modo de conseguir arrecadar verbas. Passeios turísticos podem ser uma boa medida.

Fonte: Canaltech  Roscosmos