NASA deve anunciar ainda hoje fim da missão com robô Opportunity

A NASA revelou ainda que uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (13) com o chefe da agência e ainda todos os responsáveis pela missão Opportunity, que deve ser encerrada.

Por | @oficinadanet NASA Pular para comentários

O robô Opportunity vem enfrentando problemas desde o ano passado. De acordo com a Agência Espacial norte-americana, a última tentativa de retomar contato com o robô ocorreu na terça-feira (12), oito meses após a sua última mensagem.

A NASA revelou ainda que uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (13) com o chefe da agência e ainda todos os responsáveis pela missão Opportunity, que deve ser encerrada.

O robô desembarcou em 2004 em Marte e viajou 45 Km no Planeta Vermelho, o que garantiu uma missão única. Vale mencionar que a intenção inicial era de uma missão de apenas 90 dias.

NASA deve anunciar ainda hoje fim da missão com robô Opportunity.NASA deve anunciar ainda hoje fim da missão com robô Opportunity.

No entanto, uma intensa tempestade de poeira, que durou vários meses, acabou fazendo com que o robô perdesse suas habilidades. A última comunicação ocorreu em 10 de junho de 2018. A poeira fez com que a atmosfera ficasse muito escura, e assim os painéis solares não conseguiram recarregar as baterias do Opportunity.

Os engenheiros da NASA, desde então, tentam a todo o custo reestabelecer contato com o robô, no entanto, sem sucesso.

Satélite Maven

A NASA tem bastante interesse em desvendar os segredos de Marte. Para isso, a missão Mars 2020 deve enviar uma nova sonda para o local. Porém, antes de tudo isso, a agência espacial está preparando a sua chegada, com melhorias nos canais de comunicação com a base na Terra.

O satélite Maven, que se encontra em missão há quatro anos, com o objetivo de avaliar a atmosfera de Marte, irá seguir para uma aproximação de 6.200 para 4.500 quilômetros da superfície. A sonda terá a missão de servir de amplificador de sinal de comunicação com o rover, que irá chegar no ano que vem ao planeta.

Fonte: Sapo

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal