Os asteroides possuem as rotas de colisão com a Terra devidamente calculadas para os anos futuros. O asteroide que está sendo chamado de "asteroide do Apocalipse" existe a probabilidade de que entre em colisão com a Terra daqui 100 anos, informou a NASA.

Para 2019 está prevista a passagem do objeto em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim,  e irá surgir do lado direito de Marte.

Nomeado de Bennu, com apelido de "asteroide do Apocalipse", o objeto poderá ser observado a olho nu no céu durante a noite de São Valentim, data comemorativa do Dia dos Namorados nos Estados Unidos e também em outros países.

A NASA observa cuidadosamente este asteroide. A Agência espacial, em 2016, iniciou uma missão com a nave OSIRIS-REx para estudar e recolher amostras do asteroide.

NASA faz alerta para Asteroide do Apocalipse que deve surgir no Dia de São Valentim.

Conforme cálculos, o risco de colisão com a Terra é real, sendo listado na Tabela de Risco Sentry.

"Em caso de colisão com a Terra, o asteroide lançaria 80 000 vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo assim, é um dos asteroides mais perigosos nas proximidades da Terra."

O asteroide em questão pode conter moléculas orgânicas semelhantes as que deram origem à vida na Terra, já que sua matéria não sofreu mudanças durante milhões de anos. O "asteroide do Apocalipse" está localizado entre a Terra e Marte, com peso de 87 milhões de toneladas.

A nave Osiris-REx está em órbita de Bennu, avaliando um local apropriado para pouso para poder recolher amostras. O retorno da sonda deve acontecer em 2023.

Fonte: Sputnik