Os asteroides possuem as rotas de colisão com a Terra devidamente calculadas para os anos futuros. O asteroide que está sendo chamado de "asteroide do Apocalipse" existe a probabilidade de que entre em colisão com a Terra daqui 100 anos, informou a NASA.

Para 2019 está prevista a passagem do objeto em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim,  e irá surgir do lado direito de Marte.

Nomeado de Bennu, com apelido de "asteroide do Apocalipse", o objeto poderá ser observado a olho nu no céu durante a noite de São Valentim, data comemorativa do Dia dos Namorados nos Estados Unidos e também em outros países.

A NASA observa cuidadosamente este asteroide. A Agência espacial, em 2016, iniciou uma missão com a nave OSIRIS-REx para estudar e recolher amostras do asteroide.

NASA faz alerta para Asteroide do Apocalipse que deve surgir no Dia de São Valentim.
NASA faz alerta para Asteroide do Apocalipse que deve surgir no Dia de São Valentim.

Conforme cálculos, o risco de colisão com a Terra é real, sendo listado na Tabela de Risco Sentry.

"Em caso de colisão com a Terra, o asteroide lançaria 80 000 vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo assim, é um dos asteroides mais perigosos nas proximidades da Terra."

O asteroide em questão pode conter moléculas orgânicas semelhantes as que deram origem à vida na Terra, já que sua matéria não sofreu mudanças durante milhões de anos. O "asteroide do Apocalipse" está localizado entre a Terra e Marte, com peso de 87 milhões de toneladas.

A nave Osiris-REx está em órbita de Bennu, avaliando um local apropriado para pouso para poder recolher amostras. O retorno da sonda deve acontecer em 2023.

Fonte: Sputnik