Na manhã desta segunda-feira (03), a tripulação com três astronautas foi lançada com sucesso da Estação Espacial Internacional através do foguete russo Soyuz. Vale mencionar que, em outubro, em um lançamento, dois astronautas acabaram retornando a Terra após o voo não ter tido êxito.

A espaçonave deve chegar ao módulo Poisk na ISS por volta das 15h35 (Horário de Brasília) ainda hoje. Desta vez, a tripulação é composta pelo cosmonauta russo Oleg Kononenko, a astronauta estadunidense Anne McClain e o astronauta canadense David Saint-Jacques. Eles irão viver na ISS por seis meses, período em que irão trabalhar juntamente com a tripulação que já está morando no local. Os russos Kononenko e Prokopyev, no dia 11, farão uma caminhada espacial para inspecionar o exterior da cápsula Soyuz MS-09, que acabou sofrendo um vazamento de ar em agosto.

Após voo fracassado, três astronautas são lançados com sucesso ao espaço.
Após voo fracassado, três astronautas são lançados com sucesso ao espaço.

O foguete Soyuz, em 11 de outubro, apresentou um problema dois minutos após o lançamento, o que fez com que o sistema de escape de nave homônima foi acionado. A cápsula acabou aterrissando com segurança no local de lançamento, com os astronautas que estavam a bordo sem sofrer qualquer dano.

A Roscosmos, na época, juntamente, com a NASA, iniciou uma investigação para compreender o que deu de errado com o lançamento. Eles concluíram que um dos quatro reforços laterais do foguete foi instalado de modo não correto, o que fez com que ele contratasse seu estágio inicial durante a separação.                                                                             

Fonte: The Verge