A nova sonda da NASA, a InSight, pousou com sucesso na superfície do Planeta Vermelho na tarde da segunda-feira (26). Este é o oitavo pouso perfeito em Marte para a NASA. Agora, a missão de dois anos da InSight tem como objetivo aprender sobre o interior do planeta.

Após seis meses e meio de viagem ao espaço, o Insight atingiu o topo da atmosfera de Marte. Após, fez uma descida ousada à superfície, realizando uma complexa rotina que inclui várias etapas, incluindo a redução de velocidade. Para atingir à superfície com segurança, a InSight precisou implantar um pára-quedas supersônico, coletar medições de radar e acender os seus propulsores no momento exato. O pouso demorou menos de sete minutos, o que os cientistas chamaram de "sete minutos de terror".

Após momentos turbulentos, InSight da NASA pousa em Marte.

Duas pequenas espaçonaves foram responsáveis por coletar os dados de todo o evento. A dupla é chamadas de satélites da MarCO, e foram lançados em maio com o Insight da Califórnia. Assim, eles sobrevoaram o Planeta Vermelho quando o Insight realizou o pouso.

Assim que o Insight chegou à superfície, o lander enviou um sinal inicial para a Terra anunciando a chegada segura. Após sete minutos, a espaçonave usou um radio para enviar um sinal ainda maior.

Os engenheiros da NASA demonstraram felicidade a cada atualização do pouco. Quando estava chegando ao final, um controlador de voo listou a altitude descendente do Insight até a confirmação do pouso.

Novos dados ainda devem chegar do pouso. O InSight precisa desdobrar os seus painéis solares, que não necessários para alimentar a espaçonave enquanto ela estiver em Marte.

Nos próximos meses a InSight terá a importante missão de descobrir mais sobre o interior de Marte.

Fonte: The Verge