A Nasa revelou que um asteroide considerado "potencialmente perigoso" deve se aproximar da Terra neste início de semana. O corpo celeste, batizado de 2016 NF23, é maior do que as pirâmides do Egito, e se move a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora e mede entre 70 e 160 metros de largura.

O objeto deve chegar ao ponto mais próximo da Terra pouco depois das 22h (Horário de Brasília) na terça-feira (28).

Mesmo com o alerta, a Agência Espacial dos Estados Unidos, diz que a distância que o asteroide irá passar pela Terra é segura, ou seja, 4,9 milhões de quilômetros, o equivalente a 13 vezes a distância entre a Lua e o nosso planeta.

Asteroide 2016 NF23 em órbita
Asteroide 2016 NF23 em órbita

A aproximação de asteroides do nosso planeta é frequentemente monitorada pela Nasa, tudo isso para garantir a nossa segurança, tendo tempo para realizar alguma manobra caso seja contatada alguma aproximação realmente perigosa.

Vale mencionar que até então, o asteroide chamado de 101955 Bennu é considerado o mais perigoso, já que possui chance de choque de uma em 2,7 mil, com data prevista para ocorrer em 2135. Para evitar que isso ocorra, a Nasa enviou a sonda OSIRIS-REx, que tem como objetivo coletar informações do asteroide.