A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, está prestes a realizar uma missão inédita, ou seja, lançar uma sonda espacial em direção ao Sol. O lançamento está marcado para acontecer no próximo dia 11 de agosto.

A sonda chamada Parker Solar possui o tamanho de um carro popular, e o seu objetivo é justamente atingir a atmosfera do Sol, ficando a cerca de 6,43 milhões de quilômetros da superfície visível da estrela.

Através de um vídeo intitulado "It’s Surprisingly hard to Go to the Sun" ("É Surpreendentemente Difícil ir ao Sol", em tradução livre", a agência explica a dificuldade de ir até o astro.

Conforme a Nasa, a viagem para o Sol irá exigir 55 vezes mais energia do que ir para Marte, e para que a missão seja bem-sucedida,  a sonda terá que anular o movimento da Terra, que move a cerca de 107 mil quilômetros por hora em uma direção lateral ao Sol.          

Nasa explica porque missão para o Sol é tão complexa. Lançamento está previsto para ocorrer em 11 de agosto.
Nasa explica porque missão para o Sol é tão complexa. Lançamento está previsto para ocorrer em 11 de agosto.

"A missão responderá questões sobre a física solar que têm nos deixado confusos por mais de seis décadas. É uma espaçonave carregada com inovações tecnológicas que resolverão muitos dos principais mistérios sobre a nossa estrela. Um dos objetivos centrais é descobrir por que a corona (parte externa da atmosfera) do Sol é tão mais quente que a superfície solar", afirmou a Agência.

Através do uso de propulsores mais potentes, a Sonda irá usar a gravidade de Vênus ao seu favor e deverá atingir a velocidade de um pouco mais de 692 mil quilômetros por hora. Isso tudo significa que viajará mais rápido do que qualquer objeto já confeccionado até então pelo homem.

E você, acredita que tal missão será bem-sucedida?