NASA trabalha para impedir que asteroide colida com a Terra em 2135

A estimativa é que o asteroide Bennu possa colidir com o planeta em uma quinta-feira, 22 de setembro de 2135.

Por | @oficinadanet NASA

Um asteroide está causando dor de cabeça para a NASA. Bennu, como é chamado, possui o tamanho do prédio Empire State, que fica em Nova York, e está vindo em direção ao nosso planeta, podendo vir a colidir com a Terra em 2135.

De acordo com o The Washington Post, a chance de o asteroide colidir mesmo com a Terra é de uma em 2,7 mil. A NASA, então, está desenvolvendo um plano de contingência de qualquer forma, já que representa um perigo real ao planeta.

NASA trabalha para impedir que asteroide colida com a Terra em 2135.NASA trabalha para impedir que asteroide colida com a Terra em 2135.

"Nós estamos estudando para nos preparar, então se nós encontrarmos uma ameaça, estaremos prontos para lidar com isso", declarou o engenheiro da NASA Brent W. Barbee.

Leia também:

Para resolver o problema será necessário enviar um dispositivo nuclear para destruir o asteroide, que pesa cerca de nove toneladas, e poderá entrar com tudo na órbita terrestre. O plano em questão foi nomeado de Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response ("Resposta de emergência para a missão de atenuar o asteroide hiperveloz", em tradução livre).

Vale mencionar que a Terra costuma ser atingida constantemente por detritos espaciais, porém, eles acabam se despedaçando ao entrar na nossa atmosfera.

O Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da NASA está avaliando o espaço e procurando por asteroides e cometas que possam representar uma ameaça real ao nosso planeta.

A NASA já enviou a espaçonave OSIRIS-REX para encontrar o Bennu. Assim que encontrar o asteroide irá "mapear Bennu e analisar a composição do asteroide, incluindo a distribuição de elementos, minerais e materiais orgânicos". Além disso, uma amostra do asteroide será coletada e enviada a Terra, para ser devidamente estudado.

A estimativa é que o asteroide Bennu possa colidir com o planeta em uma quinta-feira, 22 de setembro de 2135. Como podemos perceber, ainda falta um bom tempo para isso acontecer. Até lá, a NASA deverá encontrar uma alternativa para o problema.

MAIS SOBRE NASA asteroide Terra
SHARE
+ em Nasa+ vistos em NASA
Comentários