A Motorola começou a lançar uma nova atualização de software para o Motorola Edge 70, um de seus celulares de maior sucesso de 2026. O aparelho, que chegou de fábrica com Android 16, começou a receber agora o mais recente Android 17 aqui no Brasil. O update representa a primeira grande troca de sistema do modelo. A novidade, no entanto, deve chegar de forma gradativa aos usuários.

Android 17 no Brasil

A versão final do Android 17 chegou ao aparelho em meados de agosto nos mercados internacionais. Na primeira etapa, o pacote apareceu com a compilação A171WRH.35-10 e download próximo de 4,3 GB. Agora, a expansão alcança o mercado brasileiro, embora a chegada possa acontecer em momentos diferentes para cada aparelho.

Entre as novidades confirmadas pela própria Motorola estão os widgets empilháveis, que permitem reunir mais de um widget no mesmo espaço da tela inicial. Os ícones também ganharam suporte mais amplo aos temas escolhidos pelo usuário. Nas configurações rápidas, quem utiliza o estilo clássico pode esconder os nomes exibidos abaixo dos botões.

Motorola Edge 70
Motorola Edge 70

As notificações também receberam bastante atenção. O Android 17 acrescenta atualizações em tempo real para informações atuais e cria resumos de conversas longas. Alertas considerados de menor prioridade podem ser separados em uma área silenciosa.

Como verificar se o Android 17 já chegou?

Quem tem um Motorola Edge 70 pode acessar Configurações > Sistema > Atualizações do sistema e procurar manualmente pelo novo software. Como a distribuição acontece por etapas, o Android 17 pode aparecer primeiro para alguns aparelhos e levar mais tempo para alcançar outros.

Para quem não se lembra, a Motorola prometeu ao Edge 70 pelo menos quatro upgrades de Android garantidos, além de atualizações de segurança previstas até julho de 2031. Portanto, esta é apenas a primeira grande atualização prevista para o modelo.