Hoje aconteceu o evento Motorola Experience, sediado no Louge Bienal em São Paulo capital. O evento foi realizado para os lançamentos dos Motorola G8 Plus, G8 Play, Motorola One Macro e Moto E6 Play. Mas não apenas isso, o evento foi aberto com um painel sobre tecnologia e sociedade, com participação de Bacu Exu do Blues, a youtuber Dani Noce, Demetrio Teodorov e Paulo Cuenca como host. O diretor global de design da Motorola, Rubens Castano, fez as revelações dos produtos, concedeu um teaser sobre futuros smartphones e também comentou sobre a estratégia de mercado da fabricante de tecnologia.

Durante o painel que precedeu os anúncios dos smartphones, o papo central foi o papel da tecnologia nas nossas vidas. Muito se discutiu sobre a democratização da produção de conteúdo, de acesso ao conteúdo e de poder de fala. Bacu Exu do Blues falou representando minorias. Ele como negro e de origem pobre ascendeu em sua carreira musical justamente pelo poder das redes sociais de difusão. Não é mais necessária grande estrutura ou estúdios para se produzir vídeo ou música. Assim, ele adquiriu voz em meio a tanta invisibilidade social.

Foto por Bruno Ignacio de Lima
Foto por Bruno Ignacio de Lima
Já Dani Noce comenta sobre como ela transferiu o curso de confeitaria tradicional que fez na França durante dois anos para um conteúdo gratuito e acessível no Youtube. Conteúdo esse extremamente elitizado, e que ela afirma ter mudado a vida de uma inscrita que a enviou uma mensagem agradecendo profundamente por dar o conhecimento a ela para conquistar sua independência financeira e se separar de um marido abusivo. Dani se emocionou no palco.

Demetrio Teodorov comenta principalmente sobre como a tecnologia está interagindo cada vez mais organicamente, com comandos de voz e gestos. Seria uma maneira de incluir cada vez mais a tecnologia e sua facilidade de uma maneira cada vez mais delicada e mantendo nossas características sociais humanas.

Pelo fim do painel, chega ao palco Rubens Castano, diretor global de design da Motorola. Antes de revelar os produtos novos, comentou sobre a estratégia atual da marca. A Motorola agora trabalha em renovação de ciclos de lançamentos, tornando mais rápido a produção de novos produtos para acompanhar a demanda tecnológica do mercado. Ou seja, assim sempre haverá algum produto Motorola com a inovação tecnológica mais recente. Porém, pode também mostrar uma estratégia ainda mais acelerada de obsolescência programada por parte da empresa, incentivando o consumo com novidades constantes, contudo, será mesmo que pretendem manter a durabilidade dos smartphones? De qualquer forma, ninguém mais quer um celular obsoleto, e cada vez mais a obsolescência chega mais rápido.

Por fim, Castano anunciou um pequeno teaser do que esperar no futuro. A Motorola está para lançar "em breve" smartphones com câmera de 64MP e câmera selfie em Pop-Up. Apenas isso, sem mais detalhes. Nos resta aguardar para ver o quão "em breve" estão essas novidades.