O Exército dos Estados Unidos firmou contrato com a Microsoft de US$ 480 milhões para fornecer ao ramo militar até 100.000 fones de ouvido de realidade aumentada HoloLens para treinamento e combate, disse a Bloomberg.

A Microsoft acabou vencendo as outras empresas do setor justamente por concentrar-se nos mercados corporativos. A Magic Leap, uma das concorrentes, acabou centrando os esforços no mercado consumidor, que é praticamente inexistente.

Microsoft firma contrato do HoloLens com Exército dos EUA.

A Microsoft também foi responsável pela venda de alguns headsets para militares. Porém, o atual contrato vai muito além disso, e poderá ajudar na expansão do seu fone de ouvido.

"A tecnologia de realidade aumentada fornecerá às tropas mais e melhores informações para tomar decisões", disse um porta-voz da Microsoft à Bloomberg. "Esse novo trabalho amplia nossa longa e confiável relação com o Departamento de Defesa para essa nova área."

A Bloomberg cita que os fones de ouvido de nível militar variam bastante no design atual da HoloLens. Neles foram adicionados sensoriamento térmico e visão noturna, sendo que devem ser usados tanto no treinamento quanto no campo de batalha. Nos próximos dois anos, a Microsoft deve fornecer ao menos 2.500 unidades do fone de ouvido para ramo militar.

Vale mencionar que a cooperação entre empresas de tecnologia e as forças armadas dos Estados Unidos acabou se tornando preocupante no ano passado, em que funcionários escreveram cartas contestando os acordos. O Google, no mês passado, desistiu de participar do processo de licitação do contrato JEDI de US$ 10 bilhões do Pentágono.

A Microsoft, porém, continua a fazer acordos, mesmo sem a aprovação dos funcionários.

Fonte: The Verge