O Spotify está apostando em transformar podcasts em um modelo de negócios lucrativo. De uma maneira geral, esse é um caminho muito interessante para a empresa, porém pode enfrentar problemas com os usuários do serviço de streaming.

Principalmente considerando o quão amplo será a exibição desses anúncios, principalmente em suas contas gratuitas, afinal a maioria dos podcasts são, independente disso, o crescimento dos podcasts dentro da plataforma é grande.

E pode ter sido exatamente isso que motivou a empresa a colocar anúncios no aplicativo durante a exibição dos podcasts.

Anúncios direcionados durante podcasts dentro do Spotify podem agradar os criadores de conteúdo, mas desagradar os usuários do serviço.
Anúncios direcionados durante podcasts dentro do Spotify podem agradar os criadores de conteúdo, mas desagradar os usuários do serviço.

Esse novo "recurso" está sendo testado com alguns parceiros do Spotify, tanto no início dos podcast quanto no final. Os usuários eventualmente começarão a ver links clicáveis ​​no aplicativo Spotify ao ouvir podcasts (que podem se transformar em notificações para chamar sua atenção) e irritar o usuário.

Isso também funciona junto à plataforma do Spotify para gerar e inserir automaticamente anúncios em podcasts, em vez de fazer com que os podcasters leiam e escrevam os próprios anúncios.

Isso seria ótimo, visto que os anúncios exibidos estariam diretamente relacionados com o conteúdo do podcast que está sendo ouvido.

Entretando, somente após a ampla implementação é que o Spotify verá como os seus usuários lidarão com os anúncios. Todos sabemos que muitos pagam pelo serviço exatamente para não ouvirem anúncios, portanto, parece justo que os mesmos sejam exibidos somente em contas gratuitas.

Mas como o segmento de podcasts é diferenciado, incluir anúncios em contas pagas seria um passo arriscado diante da base de usuários que pagam pelo serviço.