A primeira atualização do ano chegou e com ela teremos logo em seguida o início da nova temporada. Muitas mudanças ocorreram no ano de 2022 e durante a pre-season. Tivemos o lançamento de 5 campeões no total, o rework completo do Udyr e o balanceamento de diversos itens. Quem está começando a jogar agora ou voltando depois de uma longa pausa pode utilizar esse artigo para descobrir quais campeões estão fortes na Season 13.

A Riot constantemente lança atualizações com buffs e nerfs, tentando manter o balanceamento do jogo em dia. Mas nem sempre conseguem: toda atualização conta com alguns campeões que simplesmente estão mais fortes que os outros. Alguns até assumem a categoria de "broken", ou quebrados: são tão desbalanceados que acabam deixando o jogo injusto para o outro time.

Melhores campeões do LoL para carregar na Season 13

Ao invés de ficar lendo notas de atualização, tentando interpretar quais campeões estão fortes, deixe esse trabalho com nós do Oficina da Net. Abaixo segue a lista dos melhores campeões para destruir a MD10 e começar o ano na frente!

Rota do Topo

Mundo vai onde quiser.
"Mundo deve ser um bom médico, paciene nunca mais voltar!"

Dr Mundo

Começando a lista com o campeão mais quebrado do jogo, Dr. Mundo. É um campeão antigo que foi recentemente relançado com novas habilidades e visuais - um rework completo. Acontece que na atualização 12.23 a Riot bufou o Mundo de uma forma que lhe deixou completamente quebrado. É o melhor exemplo de "tanque que dá dano". Quem jogou no Top recentemente e teve a infelicidade de enfrentar o Doutor sabe exatamente do que estou falando. Os cutelos já começam a voar desde o nível 1, e o Mundo vai ficando cada vez mais forte e impossível de matar conforme o jogo avança.

🟢Forte desde o começo, bom para snowball;

🟢Habilidade Ultimate é ótima para lutas em grupo e também para sobreviver a ataques durante split-push.

🔴Banido com frequência.

Zac

Pelo visto 2023 será o ano dos tanques. Zac, originalmente um Jungler, está dominando em todas as rotas que é pickado. Um dos itens introduzidos na pré-temporada, Jak’Sho, combina perfeitamente com o estilo de jogo do Zac: pular no meio do time inimigo e sobreviver o maior tempo possível, aplicando controle de grupo e bagunçando a linha traseira inimiga.

🟢Demora muito para morrer;

🟢Extremamente versátil: domina o Topo, Meio e Selva;

🔴Seu item mais importante, Jak’Sho, será nerfado na Temporada 13.

Warwick

Quem que botou todos os Junglers na rota do Topo? Warwick tá um inferno de jogar contra, principalmente quando utilizam a build quebrada de Incendiar e Barreira, rushando Espada do Rei Destruído. Quando você pensa que ele está prestes a morrer, Warwick te morde e recupera vida suficiente para ganhar o combate. É o campeão perfeito para stompar a rota e subir de elo rápido.

🟢Campeão independente, forte mesmo sem aliados;

🟢Habilidade ultimate pode ser usada para iniciar o combate ou fugir;

🟢Fácil de jogar;

🔴Neutralizado facilmente com Controle de Grupo (CC).

Rota do Meio

Irelia
Irelia é pick ou ban.

Irelia

Irelia consegue limpar a wave rapidamente e ir atrapalhar os inimigos em outras lanes. Assim como quase todos campeões dessa lista, depois que pega um embalo, fica quase impossível de parar. Os maiores counters da Irelia jogam no Topo e não costumam aparecer na rota do Meio, como Renekton, Sett e Malphite. Então ela geralmente joga uma rota favorável, com ganks poderosos na rota Inferior.

🟢Campeão independente, forte mesmo sem aliados;

🔴Banido com frequência.

Kassadin

Como se Kassadin já não fosse forte o suficiente, a Riot está bufando o item Bastão das Eras (300hp -> 400hp e Velocidade de Movimento 25% -> 35%) e Abraço de Seraph. Kassadin é aquele clássico campeão que escala infinitamente e carrega jogos sozinho, principalmente em composições com muitos campeões "squishies" (com pouca vida total).

🟢Campeão independente, forte mesmo sem aliados;

🟢Itens principais serão buffados na Temporada 13;

🔴Provavelmente será o campeão mais banido do jogo.

Garen

Outro campeão do Topo na rota do Meio. Garen Mid está atualmente como uma taxa de vitória absurda, já que é um counter natural de assassinos. Mesmo jogando contra magos, Garen escolhe as runas Ventos Revigorantes e Escudo de Doran - combinando com a regeneração de vida da passiva, ele consegue farmar em paz, ignorando o poke dos maguinhos. Depois de derreter a wave de minions da rota, Garen tem tempo livre para derreter os inimigos.

🟢Um dos campeões mais fáceis de jogar;

🔴Mobilidade dependende de Flash ou Fantasma.

Selva

Mordekaiser tem dominado a selva.
Mordekaiser tem dominado a selva.

Mordekaiser

Junto de Dr Mundo e Zac, Mordekaiser é um dos campeões mais fortes e versáteis da pré-temporada, e continuará sendo durante o começo da Season 13. Abusando de itens quebrados como Jak’Sho e Cetro de Cristal de Rylai, é muito difícil desligar o Mordekaiser depois que ele stacka a passiva e começa a correr atrás de geral. Jogando com ele, a melhor estratégia é usar Fantasma e ultar o Atirador inimigo. Dentro do "Brasil" ele não tem para onde correr. Com o Atirador inimigo morto, Mordekaiser neutralizou a sua principal ameaça. Levar o resto do time inimigo é só questão de andar para frente e acertar E+Q.

🟢Campeão independente, forte mesmo sem aliados;

🟢Versátil: pode ser jogado Topo, Selva e Meio.

🔴Com certeza sofrerá nerfs na Temporada 13, então aproveita agora.

Maokai

O Ente Sinistro se beneficiou muito das mudanças na Selva durante a pré-temporada. É um dos campeões que mais rapidamente limpa os campos da selva, sempre com vantagem de Ouro. Principalmente na Coréia, Maokai Jungle está sendo muito jogado com a build de dano mágico, utilizando sempre os itens Abraço Demoníaco e Cetro de Cristal de Rylai.

🟢Nenhum campeão o countera até o momento;

🟢Simples de jogar e com ganks fortes.

Rammus

O tatu bola dominou a pré-temporada e irritou bastante gente, por isso sofrerá diversos nerfs. Mesmo assim, acreditamos que ele continuará forte, principalmente nos elos mais baixos e contra composições altas em dano físico. Rammus é um ótimo campeão para aprender a jogar na Selva, já que ele possui muita mobilidade e um alto potencial de ganks.

🟢Gameplay simples;

🟢Um dos melhores ganks do jogo;

🔴Péssimo first-pick, é counterado por Mordekaiser, Maokai, Dr. Mundo e Zac.

Atirador

Kai
Kai'Sa tem se beneficiado muito com o meta de tanks.

Kai’Sa

Num meta lotado de tanques parrudos, a Kai’Sa brilha. Tudo que ela precisa fazer é acertar o W, ultar e derreter geral no time inimigo. É uma das campeãs mais jogadas na pré-temporada e também com as taxas de vitória mais altas, então isso já deve te dizer alguma coisa. A build é Mata Craquens, seguida por Dançarina Fantasma. O terceiro item dá bastante flexibilidade para a Kai’Sa, podendo ser Gume do Infinito (dano no geral) ou Lembranças do Lord Dominik (bom contra Tanks).

🟢Muito forte contra o meta atual;

🔴Mais complexo de jogar que a maioria dos Atiradores.

Nilah

Geralmente quando um campeão é lançado ele fica com a taxa de vitória nflada, já que inicialmente ninguém sabe jogar contra. Costuma acontecer da Riot até nerfar o campeão em poucas semanas após o lançamento - o que não aconteceu com a Nilah. Ela continua com uma taxa de vitória elevadíssima, especialmente nos elos mais baixos.

🟢Ninguém sabe jogar contra;

🟢Muito sustain com Hydra Raivosa;

🔴Apanha na lane por ser tecnicamente um campeão de dano corpo-a-corpo.

Karthus

O que diabos Karthus está fazendo no bot? É isso que seus aliados e inimigos se perguntarão quando esse morto-vivo aparecer na rota. Sim, é um pick fora do meta, mas isso não impede a taxa de vitória do Karthus ser uma das maiores do jogo. Veja só, um dos maiores problemas dos Atiradores é que seuscampeões são focados nas lutas e morrem muito rapidamente. Esse não é um problema para o Karthus - ele quer morrer. A passiva dele é literalmente isso, Karthus morre, mas continua no meio da batalha causando muito dano.

🟢Habilidade ultimate consegue pescar kills em outras rotas;

🟢Fonte de dano mágico em composições com muito dano físico;

🔴Pouco dano em torres.

Suporte

Heimer suporte está a todo vapor!
Heimer suporte está a todo vapor!

Heimerdinger

Heimer encontrou a sua rota lá embaixo, como Suporte. É um campeão irritante de se jogar contra - você não tem um segundo em paz para farmar. E quando ele fecha Cetro de Cristal de Rylai, as suas chances de sobreviver a lutas despencam. O plano do Heimer é abusar o máximo possível, deixando seus inimigos sempre com pouca vida para que possam ser finalizados facilmente

🟢Muito dano, ótimo para carregar;

🟢Gameplay relativamente simples;

🔴Seu ADC vai te xingar por roubar todas as kills.

Amumu

Ao contrário do Heimerdinger, o foco do Amumu não é dar dano, e sim providenciar controle de grupo e proteger seu Atirador. Uma mudança recente no campeão fez com que o Amumu pudesse usar o seu Q duas vezes antes de entrar em tempo de recarga: isso significa que temos o combo Q+R+Q - travando o time inteiro inimigo, se usado corretamente. Amumu é um campeão Tank que pode vencer jogos com apenas uma Ultimate bem aplicada no meio da luta.

🟢Muito controle de grupo;

🔴Dependente de membros do time.

Sona

Assim como Kassadin, a Sona se beneficiará muito dos buffs nos itens Bastão das Eras e Abraço de Seraph. A questão é que, Sona já é um campeão com taxa de vitória extremamente alta, então esses buffs nos itens a tornarão um pick totalmente quebrado na rota inferior. Ela não é uma campeã que carrega jogos sozinha: um dos seus maiores pontos negativos é o fato da Sona morrer muito facilmente. Entretanto, com esses dois itens buffados, Sona terá a durabilidade necessária para ficar mais tempo na luta, auxiliando seus aliados.

🟢Fácil de jogar;

🔴Dependende de membros time.