Pela primeira vez na história da pirataria no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aplicou uma multa a uma pessoa física envolvida na venda de equipamentos não homologados, os famosos TV box clandestinos, popularmente usados para acessar serviços de IPTV pirata. Até então, esse tipo de ação era aplicada apenas a pessoas jurídicas. O valor da multa foi de R$ 7,68 mil reais, imposta na última quinta-feira, 26.

Pela 1ª vez, Anatel multa pessoa física em luta contra a pirataria

Anatel aplica multa inédita em vendedor de TV Box pirata
Anatel aplica multa inédita em vendedor de TV Box pirata

O conselheiro Alexandre Freire, encarregado de analisar o caso, ressaltou a gravidade dessa infração. Ele destacou a importância de medidas rigorosas para evitar a comercialização de produtos não aprovados pela Anatel, especialmente porque esses dispositivos podem ser usados para transmitir conteúdo protegido por direitos autorais de forma ilegal. Essa prática prejudica vários setores da economia, incluindo eventos esportivos e cinema, afetando diretamente os criadores e proprietários de conteúdo.

Vale lembrar que os aparelhos de TV Box clandestinos sempre foram uma preocupação da Anatel. A agência ressalta que o uso desses aparelhos é ilegal e perigoso. Os equipamentos de TV Box não são autorizados pela agência, sendo considerados piratas. Além do impacto negativo na indústria, a Anatel alerta para o risco de roubo de dados pessoais. Ao utilizar esses dispositivos piratas, os usuários se colocam em risco contra as ameaças cibernéticas, como o roubo de informações sensíveis, como senhas e dados bancários.

Quando produtos ilegais são vendidos, muitas vezes com o apoio de organizações criminosas, os mercados regulares são comprometidos. Essa prática vai contra as metas globais de regulamentação financeira e fortalecimento das leis contra atividades ilegais, como contrabando de armas e lavagem de dinheiro.

Para diminuir esse impacto, a Anatel montou um laboratório, inaugurado em setembro deste ano, mas desde fevereiro a agência já havia iniciado um ação de bloqueio de todo tipo de TV box não homologado. A operação tem sido um sucesso, já que recentemente a Anatel divulgou que 80% dos aparelhos piratas já foram bloqueados.

Fonte