O iOS 18 será a atualização anual do iPhone para 2024. Este update trará diversas mudanças e foi descrito como "ambicioso e atraente", considerando o que já se sabe a respeito dele. Assim como o restante do mercado, a tendência é que Apple esteja se preparando para o "ano da inteligência artificial", trazendo diversos recursos de IA para o iOS. Confira aqui tudo o que se sabe até agora sobre a nova versão do sistema operacional do iPhone.

iOS 18: Quando será lançado?

Novos recursos, data de lançamento e mais no iOS 18. Fonte: Oficina da Net
Novos recursos, data de lançamento e mais no iOS 18. Fonte: Oficina da Net

Acredita-se que o iOS 18 seja anunciado durante a WWDC 2024, que ocorrerá durante a primeira ou segunda semana de junho. Depois disso, o sistema operacional será lançado na versão beta para os desenvolvedores testarem. O iOS 18 beta público deverá ser lançado em julho de 2024 e a versão estável, para o público geral, em setembro.

Especula-se que o iOS 18 seja lançado ao público geral em sua versão estável em setembro devido às datas em que as versões anteriores foram lançadas. Confira abaixo.

  • iOS 17 : 17 de setembro de 2023
  • iOS 16 : 12 de setembro de 2022
  • iOS 15 : 20 de setembro de 2021
  • iOS 14 : 16 de setembro de 2020
  • iOS 13 : 19 de setembro de 2019
  • iOS 12 : 17 de setembro de 2018

Os principais recursos de IA no iOS 18

Apple está investindo em muitos recursos de IA (inteligência artificial) para o iOS 18. Fonte: dealntech
Apple está investindo em muitos recursos de IA (inteligência artificial) para o iOS 18. Fonte: dealntech

Assim como o restante do mercado, acredita-se que Apple está se preparando para o "ano da inteligência artificial", trazendo diversos recursos de IA para o iOS. Segundo Mark Gurman do Bloomberg, "há um decreto" na Apple para a equipe de software trabalhar em diversos recursos baseados em um grande modelo de linguagem.

Mark diz que dentre as novidades relacionadas a IA do iOS 18, teremos:

  • Uma versão renovada do Siri, mais inteligente e capaz de aproveitar as vantagens de um novo sistema de IA que incorpora tecnologia de modelo de linguagem grande.
  • Integração de IA no aplicativo Mensagens que pode "responder perguntas e preencher frases automaticamente".
  • Novos recursos de IA para Apple Music para criar "playlists geradas automaticamente"
  • Integração de IA generativa em aplicativos iWork, incluindo Keynote e Pages.
  • Adição de recursos generativos de IA ao Xcode para permitir que os desenvolvedores "escrevam novos aplicativos mais rapidamente".

Embora o iOS 18 tenha sido mencionado junto com os novos recursos relacionados a IA acima, acredita-se que nem todos irão fazer parte desta versão do sistema operacional. Pode ser que a empresa disponibilize algumas funcionalidades antes ou depois desta versão.

Suporte a RCS

Apple trará suporte a RCS para o iPhone e especula-se que será no iOS 18. Fonte: fortune
Apple trará suporte a RCS para o iPhone e especula-se que será no iOS 18. Fonte: fortune

Em outubro de 2023 a Apple revelou que os iPhones irão ganhar suporte a RCS (Rich Communication Services) em 2024. O RCS é o sucessor das mensagens SMS e MMS e já está presente no Android e a empresa pretende trazer diversos recursos no estilo iMessage para mensagens de texto entre usuários do iPhone e do Android.

Com o RCS será possível desbloquear recursos como confirmação de leitura, indicação de digitação e suporte para o envio de imagens e vídeos de alta qualidade entre smartphones Android e iPhones. Além disso, será possível compartilhar a localização com outras pessoas nos bate-papos. Outro ponto interessante é a capacidade do RCS de funcionar com Wi-Fi e internet móvel.

De acordo com a Apple, o RCS estará disponível no iPhone "no final do próximo ano" através de uma atualização de software. Por conta dessa fala, acredita-se que o recurso possa ser incluído no lançamento do iOS 18.

O que mais pode vir no iOS 18?

Mais recursos novos que podem vir no iOS 18 do iPhone. Fonte: Unsplash (Foto por Szabo Viktor)
Mais recursos novos que podem vir no iOS 18 do iPhone. Fonte: Unsplash (Foto por Szabo Viktor)

Segundo o site Bloomberg, o iOS 18 será uma atualização "ambiciosa e atraente" comparado com as lançadas nos últimos anos. É dito que a nova versão do sistema operacional do iPhone será "inovadora" e cheia de "novos recursos e designs importantes, além de trazer melhorias de segurança e desempenho".

Nos próximos 7 meses a Apple deverá finalizar seu trabalho com o iOS 18 e é provável que a empresa anuncie alguns novos recursos na WWDC 2024. Entretanto, acredita-se que estas novas funcionalidades acabem chegando depois que o iOS 18 estrear, ou seja, no iOS 18.1 ou no iOS 18.2.