Você já parou para pensar como os ataques cibernéticos estão ficando mais espertos e perigosos? Enquanto alguns usam ferramentas poderosas para aplicar grandes golpes, alguns preferem acreditar que essas ferramentas são grandes aliadas no combate a esse tipo de ataque. Neste artigo, veja o que um especialista no assunto nos conta sobre como usar a Inteligência Artificial (IA) com esse objetivo.

Inteligência Artificial e os ataques cibernéticos

A IA é uma tecnologia que pode ajudar a tornar nossos computadores e redes mais fortes contra ataques. Só que tem um detalhe: essa mesma tecnologia também pode ser usada pelos "invasores" para fazer coisas ruins. O especialista Raul Colcher, do IEEE, nos alerta que a IA tem lados bons e ruins.

Colcher explica que o mecanismo usado em ataques com IA é o de engenharia social, na qual "um ator malicioso pode conseguir de alguma maneira informações sigilosas de um funcionário ou parceiro de negócios da empresa, que conseguem penetrar no perímetro da organização." A partir daí, eles podem obter todas as informações necessárias para acessar os sistemas. Ele alerta que isto nem sempre acontece da noite para o dia.

"Esses ataques frequentemente têm longos períodos silenciosos. Assim, se você não tiver uma uma defesa estruturada, nem saberá o que está acontecendo. Quando o ataque for consumado, você já terá pouca coisa a fazer."

Como a IA pode nos proteger

O jeito de se proteger é usar a IA do lado bom. A IA pode aprender a reconhecer padrões suspeitos e impedir que invasores entrem nos sistemas. Hoje em dia, muitos ataques são chamados de "ransomware", onde os invasores bloqueiam nossos dados e pedem dinheiro para liberá-los. Isso é um problema, porque mesmo que paguemos, não temos certeza de que tudo vai voltar ao normal. Colcher diz que a IA pode ajudar a evitar que isso aconteça, identificando os ataques antes que fiquem sérios.

"A inteligência artificial pode ser usada para fazer a coleta dessas informações, mostrando tentativas de acessos bem sucedidos, e fazendo o algoritmo aprender a identificar possíveis brechas. O melhor é tentar se antecipar para ter mais sucesso na prevenção, que é a melhor forma de causar menos prejuízo."

Além desta metodologia, Colcher alerta sobre "a questão da educação e da conscientização, ponto fundamental para evitar cair em golpes.

"Se você recebe uma mensagem ou e-mail do seu banco, a primeira coisa que deve fazer é olhar o endereço e qual é o domínio. Isto parece básico, mas muitas vezes as pessoas caem em golpes grosseiros. Quem está atento, sabe que aquilo é um ataque, e simplesmente descarta a mensagem, mas quem estiver distraído, pode clicar e gerar uma brecha de segurança."

Por isso o Oficina da Net reforça o seu compromisso em ajudar as pessoas a ficarem em estado de alerta quanto a golpes e posséveis fraudes espalhadas pela internet. Golpes de WhatsApp, Pix e falsos emails são os mais comuns. Fique ligado!

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.