O Huawei P40 Pro Plus chegou trazendo a EMUI 10.1 baseado no Android 10 e agora está recebendo uma pequena atualização, porém importante, da EMUI 10.1.0.145.

A atualização possui 546 MB de tamanho e, além de várias otimizações e correções de bugs, traz três modificações para o sistema.

A atualização traz melhorias na qualidade do som durante as chamadas e também otimiza o trabalho com várias janelas abertas simultaneamente. Além disso, também remove a guia MeeTime dos aplicativos de Telefone e de Contatos.

Remover a guia do serviço de chamada de vídeo da empresa dos aplicativos Telefone e Contatos já era esperado, pois o MeeTime é limitado apenas aos dispositivos Huawei e Honor.

Primeiro, ele está disponível apenas em determinados dispositivos como parte do EMUI 10.1 e, portanto, é usado por muito poucos usuários.

O MeeTime como você deve ter percebido é uma solução semelhante ao FaceTime da Apple e o Google Duo que todos os smartphones com Android tem suporte, mas que incrivelmente ninguém usa.

Mas definitivamente essa não é a atualização que os usuários fãs da Huawei e de seus smartphones topo de linha aguardam.

Essa atualização que me refiro só será liberada após o final do embargo comercial imposto à empresa pelo governo americano.

A atualização que trará novamente aos dispositivos da Huawei o Google Play services e toda a Play Store de volta aos smartphones e tablets da empresa.

Infelizmente o embargo comercial segue firme, já completando mais de um ano e meio e, se não bastasse isso, a empresa vem enfrentando represálias também no segmento de infra 5G, tornando o sonho dessa atualização cada vez mais distante.