Segundos os relatórios das três empresas líderes em análise de mercado de dispositivos móveis, no caso, a IDC, Canalys e Strategy Analytics, a Huawei superou a Apple e assumiu a segunda posição no ranking mundial de fabricantes de smartphones, isso porque a companhia comercializou 54.2 milhões de dispositivos no segundo trimestre de 2018, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2017, enquanto a primeira colocada global, a Samsung, teve uma redução de 8% e a terceira colocada, a Apple, cresceu 1% em relação ao ano passado.

No total, fabricantes de smartphones comercializaram 324 milhões de unidades durante esses três meses, dos quais a Huawei foi responsável por 15.8%, superando pela primeira vez a Apple, que obteve 12.1%. Apenas na China, onde é líder, a durante o período a Huawei registrou uma participação de mercado recorde de 27% sobre o total.

Ryan Reith, vice-presidente de programa da IDC Worldwide Mobile Device Trackers, afirmou "O crescimento contínuo da Huawei é impressionante, assim como sua capacidade de adentrar mercados nos quais até recentemente era majoritariamente desconhecida".

Para a maioria dos mercados, o segmento Ultra Premium normalmente se compõe de uma combinação de Huawei, Apple e Samsung, de acordo com o território, sendo pouco provável que mude muito a curto prazo.

HUAWEI P20 e o HUAWEI P20 Pro apresentaram uma forte demanda por parte dos consumidores há nível global

Para Anthony Scarsella, gerente de pesquisas da IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, "os consumidores continuam dispostos a pagarem por ofertas mais Premium em diversos mercados, e agora esperam que seus aparelhos tenham melhor desempenho e durabilidade do que os de gerações anteriores que custavam significativamente menos há alguns anos".

Durante o segundo trimestre do ano, o HUAWEI P20 e o HUAWEI P20 Pro apresentaram uma forte demanda por parte dos consumidores em nível global e se estabeleceram no segmento de preços de $600 a $800 dólares, o que teria contribuído para a Huawei construir um perfil atraente no mercado.