O Sennheiser HD 490 PRO foi anunciado hoje (23) pela tradicional fabricante alemã de equipamentos de áudio. Segundo a empresa, o fone de ouvido foi desenvolvido com foco nos profissionais do áudio que lidam com produção, mixagem e masterização. Seu design é muito semelhante a série HD 6XX da marca, mas há algumas diferenças que podem trazer benefícios para a experiência do usuário que trabalha em estúdios.

Sennheiser implementa melhorias estruturais no HD 490 PRO

Headphone Sennheiser HD 490 PRO, fone de ouvido para produção, mixagem e masterização, é anunciado. Fonte: Sennheiser
Headphone Sennheiser HD 490 PRO, fone de ouvido para produção, mixagem e masterização, é anunciado. Fonte: Sennheiser

Com um design aberto (open-back), o HD 490 PRO apresenta alto-falantes (drivers) muito semelhantes aos modelos HD 600, HD 650 e HD 660 S2, lançado recentemente pela companhia alemã. Entretanto, nota-se que as grades das ear cups ("conchas") são planas ao invés de utilizar cantos arredondados.

Ear cups (conchas) do Sennheiser HD 490 PRO. Fonte: Sennheiser
Ear cups (conchas) do Sennheiser HD 490 PRO. Fonte: Sennheiser

Entretanto, felizmente a Sennheiser foi além da estética em termos de construção no HD 490 PRO. Finalmente a empresa decidiu trazer um conector que aparentemente, olhando pelas fotos, não é proprietário, o mini XLR.

Cabo com conector mini XLR do Sennheiser HD 490 PRO. Fonte: Sennheiser
Cabo com conector mini XLR do Sennheiser HD 490 PRO. Fonte: Sennheiser

Analisando o vídeo promocional, é possível descobrir outro ponto interessante sobre a utilização do cabo no headphone. O usuário poderá escolher um dos lados para conectar o cabo sem a necessidade de fazer a tradicional conexão no lado direito e esquerdo. Porém, tenha em mente que isso significa a presença de cabeamento por dentro da headband (arco) do fone de ouvido, adicionando um novo ponto potencial para mal contato.

Pensando no propósito de cada tarefa no meio profissional, a Sennheiser incluiu dois pares de ear pads ("almofadas") feitas com diferentes materiais. A feita em veludo é voltada para a produção e, segundo a fabricante, é voltada "para criar perspectiva e ajudar os usuários a avaliar o som de forma holística" e possui uma "assinatura sonora ligeiramente mais quente".

Já a outra ear pad, feita em tecido liso, proporciona uma sonoridade mais "plana", "neutra" e foi desenvolvida para a mixagem, segundo a Sennheiser. O objetivo foi desenvolver algo para "ajudar os músicos a entrar em detalhes quando uma referência sonora é necessária para a mixagem", de acordo com a empresa.

A troca das ear pads é tão fácil quanto nos clássicos HD 600 e HE 650, sendo possível destacá-las sem a ajuda de ferramentas. Isso é útil para aqueles que primam pela agilidade no fluxo de trabalho.

Fone de ouvido Sennheiser HD 490 PRO Plus com seus acessórios extras em sua case. Fonte: Sennheiser
Fone de ouvido Sennheiser HD 490 PRO Plus com seus acessórios extras em sua case. Fonte: Sennheiser

Outro ponto muito interessante sobre as novas ear pads são as ranhuras suaves para que as hastes de óculos não causem desconforto para o usuário. O eixo para a movimentação das ear cups também foi aprimorado para melhorar ainda mais a experiência de uso por longos períodos.

Tuning do som no Sennheiser HD 490 PRO

Segundo a Sennheiser, foram utilizadas bobinas ultraleves nos drivers (alto-falantes) dinâmicos do HD 490 PRO para proporcionar um "palco sonoro extremamente realista", permitindo que os instrumentos e vozes tenham uma localização mais precisa na apresentação da música. O gerente de produto da Sennheiser, Gunnar Dirks, diz:

Graças a esses recursos, os profissionais da música podem identificar e corrigir problemas de panning ou baixas frequências problemáticas. Isso torna as mixagens e masterizações mais precisas e claras.

Com os fones de ouvido de estúdio HD 490 PRO você tem controle total sobre cada detalhe.

Fone de ouvido Sennheiser HD 490 PRO sendo utilizado em um estúdio. Fonte: Sennheiser
Fone de ouvido Sennheiser HD 490 PRO sendo utilizado em um estúdio. Fonte: Sennheiser

Lançamento e disponibilidade

O Sennheiser HD 490 PRO será lançado no final de janeiro por 399 euros, que conta com um cabo de 1,8m, dois pares de ear pads com materiais diferentes (veludo e tecido liso) e uma licença dearVR MIX-SE. Haverá tambem uma versão com mais acessórios, o HD 490 PRO Plus, que custará 479 euros. Nela o usuário terá um cabo extra de 3m, uma case de transporte e duas espumas para a headband (arco), onde uma é envolta por veludo e a outra por tecido liso.

Caso o usuário queira utilizar um cabo balanceado no HD 490 PRO, a Sennheiser irá vende-lo a parte em sua loja por 39 euros.

Especificações técnicas completas do Sennheiser HD 490 PRO

  • Design acústico: aberto (open-back)
  • Tipo de fone de ouvido: circumaural
  • Tecnologia do alto-falante (driver): dinâmico
  • Diâmetro do alto-falante (driver): 38mm
  • ​Resposta de frequência: 5 - 36.000 Hz, 100 Hz (-10 dB)
  • Sensibilidade: 105 dB SPL (1 kHz/1 Vrms); 96dB SPL (1kHz/1mW)
  • Máx. Nível de pressão sonora: 128 dB SPL (1 kHz, 5% THD)
  • THD: <0,2% (1 kHz, 100 dB SPL)
  • Impedância: 130 ohms (1 kHz)
  • Potência nominal: 300 mW (100 h, ruído IEC 60268)
  • Peso (sem cabo): 260 g