O app Sound Amplifier, desenvolvido pela Google, tem como função captar o som pelos microfones do celular e direcionar para os fones de ouvido. O motivo da criação do aplicativo é para ajudar pessoas com deficiência auditiva, auxiliar na audição de algo em meio a um ambiente com muito ruído ou até mesmo ouvir algo que está a alguns metros de distância com mais clareza. Em sua última atualização (3.0) foi adicionada uma função que estava sendo pedida por muitos há um bom tempo, o suporta a fones de ouvido Bluetooth (anteriormente só era possível utilizar o programa através de fones de ouvido com fio).

Com a nova capacidade do aplicativo Sound Amplifier, será possível, por exemplo, deixar o smartphone em um lugar e andar livremente para outro lugar ou cômodo em sua casa, pois o Bluetooth 5.0 permite um alcance considerável. Além disso, no caso dos celulares Pixel, o app é capaz de "amplificar" digitalmente o som do dispositivo. O que acontece na verdade, é um ajuste no balanço das frequências do som, fazendo com que as vozes sejam mais fáceis de se ouvir.

Mensagem indicando que agora é suportado fones de ouvido Bluetooth no app Sound Amplifier
Mensagem indicando que agora é suportado fones de ouvido Bluetooth no app Sound Amplifier

Nesta semana, o Google realizou diversas melhorias voltadas para a acessibilidade em seus aplicativos. Esta ação ocorreu em comemoração ao dia mundial da conscientização da acessibilidade. No caso do Google Maps, por exemplo, foi adicionado à função de localizar locais acessíveis para cadeirantes, veja abaixo o vídeo de demonstração:

Outra novidade apresentada pela Google, foi o lançamento do app Action Blocks, que permite criar widgets personalizados para acessar mais facilmente as funções disponibilizadas pelo Google Assistant na tela inicial do smartphone. Confira abaixo o vídeo de demonstração:

O app Sound Amplifier em sua versão 3.0 ainda está sendo disponibilizado aos poucos na Play Store. Mas caso você queira acessar agora, é possível realizar o download do APK aqui.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco!