Os processadores Ryzen 7000X3D já são capazes de utilizar o modo jogo do Xbox Game Bar no Windows 10 e no Windows 11. As novas CPUs da AMD trazem 3D V-cache para processadores com microarquiterura Zen 4. Segundo o "NeoWin", o desempenho do AMD 7950X3D é quase idêntico ao do benchmark que foi vazado pelo "hd-tecnologia", onde é feito uma comparação com o Intel Core i9-13900k. Entretanto, nem sempre desempenho é tudo e o consumo de energia do Ryzen é quase a metade do Core i9.

Os novos processadores 7000X3D da AMD possuem de 12 a 16 núcleos e foram desenvolvidos de maneira muito diferente, pois somente um CDD (Core Compute Die) ou CCX (CPU Complex) possui o 3D V-Cache enquanto o outro CCX/CDD não. A AMD chegou a explicar sobre os benefícios desta abordagem e recentemente lançou drivers para seu chipset (versão 5.01.29.2026).

Benefícios do novo driver da AMD para seu chipset

Desempenho em jogos com processadores Ryzen 7950X3D e uso do Xbox Game Bar é aprimorado
Desempenho em jogos com processadores Ryzen 7950X3D e uso do Xbox Game Bar é aprimorado

O novo driver 3D V-Cache Performance Optmizer que vem no novo driver de chipset altera a forma como o Collaborative Processor Performance Control (CPPC) funciona, disse o "Tom's Hardware". Basicamente o CCPC faz uma priorização de núcleo mais rápida. Entretanto, a arquitetura dos novos processadores 7000X3D priorizará cargas de trabalho de jogos de maneira a enviar para o CCX/CDD que embala o V-Cache a bordo.

Utilizando o Xbox Game Bar com processadores AMD

O Xbox Game Bar já pode ser utilizado no modo jogo com os processadores 7950X3D. Caso não funcione corretamente, note que é possível selecionar um jogo específico para aplicar a melhoria. É possível também utilizar essa função para outras cargas de trabalho que não sejam jogos.