Se você tem um notebook ou computador, e pretende melhorar a velocidade de processamento dele, ou ainda está montando um PC gamer e quer deixar ele rodando liso os jogos mais pesados, certo que vai precisar investir em memória RAM. E ao pesquisar sobre a memória RAM para seu computador, irá se deparar com a seguinte questão: Qual é a diferença entre DDR3 1333 e 1600 RAM e qual é melhor você comprar?

O que é memória RAM?

A memória de acesso aleatório, ou RAM, é um dos componentes mais importantes de computadores, notebooks, tablets, smartphones e consoles de jogos. Sem ela, fazer praticamente qualquer coisa em qualquer sistema seria muito mais lento.

Mas afinal, o que é memória RAM? Em poucas palavras, é um tipo de memória de computador extremamente rápida, capaz de armazenar temporariamente todas as informações que seu PC precisa no momento presente e no futuro próximo.

É onde seu computador carrega tudo o que talvez necessite usar em breve, para que, quando precisar, possa ler a informação de forma rápida. É bem diferente do armazenamento do seu sistema, como o disco rígido (HD ou SSD), onde as informações são armazenadas a longo prazo.

Memória de curto prazo

Talvez a melhor analogia para o que a memória RAM representa é pensar nela como a memória de curto prazo do seu sistema. Ela é rápida para aprender coisas novas, e pode carregar todas as informações sobre os aplicativos que você utiliza para que você possa acessá-los rapidamente. O computador não precisa vasculhar o armazenamento interno toda vez que quiser abrir uma nova guia ou carregar um jogo.

Os dados que estão na memória RAM podem ser lidos de qualquer lugar, quase na mesma velocidade e, por ter uma conexão com fio ao seu sistema, não há latência real em cabeamento ou conexão.

Entretanto, a RAM não foi projetada para permanecer focada para sempre, e está pronta para passar para a próxima tarefa a qualquer momento. É o que é descrito na computação como "volátil", ou seja, uma vez que o aparelho é desligado, a memória esquece tudo o que aprendeu.

Isso a torna perfeito para lidar com a infinidade de tarefas de alta velocidade que seu sistema realiza diariamente, mas também é por isso que precisamos de sistemas de armazenamento como HDs e SSDs para armazenar nossas informações quando você desliga o sistema.

Fundamentação teórica

Apesar do fato de a expressão "freqüência do clock" ser aplicada com mais frequência ao processador, este é o principal parâmetro que determina a velocidade de todo o computador e de seus componentes individuais.

Quanto maior a frequência do clock, mais dados podem ser transmitidos no barramento por segundo. No entanto, antes de iniciar a troca de informações, os componentes novamente concordam com o PM. O processador informa ao chipset que pode receber dados 3200 vezes por segundo (3,2 GHz). RAM - 1600 vezes por segundo (1,6 GHz).

E então o chipset determina a que velocidade a quem o que transmitir. Portanto, a velocidade geral do computador é determinada não pelo PM do processador (como muitos conceitos errôneos dizem), mas pelo PM do barramento mais lento.

RAM DDR3 1333

A RAM DDR3 1333 opera com uma frequência de clock de 667 MHz. Ao mesmo tempo, a velocidade real do inversor é de 1333 megatransfers por segundo. Ou seja, 1,3 milhão de sinais são transmitidos em 1 segundo. Este PM fornece alta confiabilidade da RAM.

Além disso, as matrizes esquentam um pouco, o que é muito importante para sistemas com pouco resfriamento desses componentes. Um PM de 667 MHz é suficiente para computadores de escritório e alguns games mais antigos.

RAM DDR3 1600

A RAM DDR3 1600 opera com uma frequência de clock de 800 MHz. A velocidade real da unidade é de 1600 megatransfers por segundo. Este PM fornece um desempenho razoavelmente alto. Além disso, se o revelador da matriz cuidar dos circuitos, o aquecimento também será insignificante. Mas, em alguns casos, é necessário organizar separadamente a unidade do cooler.

Um PM de 800 MHz é suficiente para alguns jogos antigos (para 2019, quando o DDR4 é amplamente distribuído), bem como para operações de computação complexas, como arquivar ou descompactar arquivos.

Qual é a diferença entre a memória DDR3 1333 ou 1600 mhz e qual escolher?

Em conclusão, a diferença entre 1333 e 1600 está na frequência do clock, e na intensidade do aquecimento e consequentemente no desempenho. No entanto, a escolha não é tão simples quanto parece. O fato é que, com o lançamento do DDR3, o controlador de RAM começou a ser instalado diretamente no processador. E o PM máximo compatível é determinado por esse chip em particular.

Por exemplo, os processadores Intel Core da família Ivy Bridge mostram uma queda acentuada no desempenho ao mudar para 1333. Isso se manifesta nas operações de computação com dados (arquivamento / descompactação) e em jogos. Mas os "chips" do AMD Phenom, em princípio, não podem funcionar com 1600 sem desbloquear o multiplicador.

Portanto, a escolha da RAM deve ser baseada principalmente na compatibilidade com o processador planejado (ou existente). Para a família Intel Core, é melhor ter alta velocidade imediatamente - o risco de "erro de cálculo" é mínimo. E para a AMD, comprar uma 1600 pode ser um desperdício de dinheiro. Compare os tipos de "RAM".

DDR 3