Você está procurando uma nova impressora? Com tantos modelos diferentes por aí, é difícil saber qual deles é o mais adequado para as suas necessidades. Para ter certeza de que você não vai se arrepender depois de sua compra, aqui estão algumas coisas que você precisa considerar antes de ir à lojas.

Escolher a impressora certa pode ser difícil, com tantos recursos para escolher. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar a categoria certa de impressora, e o modelo certo dentro desse tipo.

Tipos de impressoras

As três formas mais úteis de categorizar as impressoras são por finalidade (geral ou especial), uso pretendido (casa ou escritório) e tecnologia. Defina suas necessidades em todas as três categorias e você estará no caminho para encontrar a impressora certa.

A maioria das impressoras que os fabricantes comercializam, como impressoras fotográficas, são modelos de propósito geral, destinados à impressão de texto, gráficos e fotos. As impressoras para finalidades especiais incluem impressoras portáteis, impressoras fotográficas dedicadas, quase dedicadas e impressoras de etiquetas. (Mesmo entre impressoras especiais, as impressoras 3D são um caso exclusivo e estão além do escopo desta discussão).

Se você está procurando um modelo para imprimir, digamos, fotos, considere se deseja imprimir apenas fotos ou se deseja uma impressora também pode produzir outros tipos de saída.

As impressoras de uso geral tendem a se concentrar nas fotos, se elas forem destinadas ao uso doméstico ou no texto, se forem destinadas ao escritório. Muitas impressoras all-in-one ou apenas multifuncionais, são voltadas para o duplo papel de impressoras domésticas e de escritório (especialmente para escritórios domésticos). Reflita sobre como você planeja usar a impressora, e escolha uma projetada para essa função.

As duas tecnologias mais comuns, laser e jato de tinta, se sobrepõem cada vez mais às capacidades, mas ainda há diferenças. O mais importante é que quase todos as lasers (e modelos de classe laser, como tinta sólida e impressoras baseadas em LED), imprimem textos com mais qualidade do que qualquer jato de tinta, e praticamente qualquer jato de tinta imprime fotos com mais qualidade do que a maioria das lasers. Pense se você vai imprimir mais textos, ou se as fotos são mais importantes, e escolha uma tecnologia de acordo.

Impressora All In One ou multifuncional?

Para impressão geral, para ter capacidade adicional é melhor escolher uma impressora multifuncional All In One. Elas incluem funções como combinação de digitalização, cópia e fax pelo seu PC, envio de fax independente e digitalização para e-mail. 

Impressora All In One
Impressora All In One

Alimentador Automático de Documentos (ADF)

As impressoras de escritório também costumam adicionar um alimentador automático de documentos (ADF) para digitalizar, copiar e / ou enviar documentos de várias páginas e páginas de tamanho ofício. Alguns ADFs podem manipular documentos em frente e verso, digitalizando um lado, virando a página e digitalizando o outro lado, ou empregando dois sensores para digitalizar ambos os lados da página em uma única passagem (esta última é normalmente mais cara).

Algumas multifuncionais oferecem opções de impressão adicionais. Impressoras ativadas pela Web, tanto em casa quanto modelos voltados para escritório, podem se conectar diretamente à Internet via Wi-Fi, para acessar e imprimir o conteúdo selecionado, isso tudo sem a necessidade de trabalhar através de um computador. Muitas multifuncionais habilitadas para Wi-Fi permitem imprimir documentos e imagens de dispositivos móveis. 

Alguns modelos permitem enviar documentos por e-mail para a impressora, que os imprimirá. (No último caso, essas funções podem ter um nome distinto pelo fabricante: Por exemplo, a HP chama sua solução de impressão por e-mail de "HP ePrint", enquanto a Canon chama sua versão de "Imprimir de e-mail".)

Impressão colorida

k

Para uma impressora doméstica, você provavelmente dará preferência para equipamentos que imprimem colorido, mas para um modelo de escritório, se tudo que você for imprimir são documentos comerciais, pode não haver razão para gastar dinheiro em impressões coloridas, e os custos de manutenção de quatro cartuchos de cor em vez de apenas um preto. 

No entanto, lembre-se de que muitas impressoras lasers à cores podem imprimir em qualidade suficientemente alta para fazer seus próprios folhetos publicitários, e folhetos com três dobras, o que pode economizar dinheiro em comparação à impressão de pequenas quantidades em uma gráfica local. Se você quiser manter a impressão apenas em preto, você pode optar por uma impressora laser monocromático.

Tamanho da impressora

Certifique-se de examinar o tamanho da impressora, e não subestime o tamanho que algumas delas podem ter, especialmente com as bandejas estendidas. Até mesmo alguns modelos domésticos podem ser desconfortavelmente grandes para alocar em uma mesa. Observe também que algumas impressoras com uma pequena área de cobertura podem ser muito altas. 

Por outro lado, há um número crescente de versões compactas, que podem se encaixar em espaços apertados como em apartamentos, escritórios residenciais e dormitórios.

com

Conectividade

Além de uma porta USB, a maioria das impressoras de escritório, e um número cada vez maior de impressoras domésticas, incluem portas Ethernet, para que você possa conectar a impressora facilmente em uma rede. Muitos fabricantes também incluem o recurso Wi-Fi. Mesmo que isso não aconteça, se você tiver um ponto de acesso sem fio na sua rede, poderá imprimir sem fio em qualquer impressora da rede, independentemente de a impressora oferecer ou não uma conexão sem fio. A impressora só precisa ser conectada ao ponto de acesso via cabo Ethernet.

Impressoras que suportam o Wi-Fi Direct (ou equivalente - alguns fornecedores usam seus próprios nomes) podem se conectar diretamente à maioria Wi-Fi habilitado dispositivos, mesmo que seu computador ou computador de mão não seja projetado para suportar o Wi-Fi Direct. Também estamos vendo impressoras que podem se conectar e imprimir a partir de um dispositivo móvel via NFC (Near-Field Communication) simplesmente tocando no telefone ou tablet em um ponto específico da impressora.

Qualidade de saída

Impressoras variam significativamente na qualidade de saída. Você deve considerar a qualidade de saída de texto, gráficos e fotos separadamente, pois a alta qualidade para um tipo de saída não significa necessariamente alta qualidade para os outros. Leia comentários aprofundados na internet antes de comprar um modelo de impressora.

Rapidez

Se quase tudo que você imprimir tiver uma ou duas páginas, provavelmente não precisará se preocupar muito com a velocidade da impressora. Mas, se você imprimi muitos documentos, a velocidade será mais importante, o que significa que você provavelmente precisará de uma impressora a laser. 

Como regra geral, as impressoras a laser imprimem documentos de texto rapidamente, e de forma descomplicada, porque não precisam de muito tempo de processamento.

As impressoras a jato de tinta costumam reivindicar velocidades mais rápidas do que os lasers mais caros, mas na prática não é bem assim. Porém, elas estão ficando mais rápidos, e alguns modelos recentes podem concorrer em termos de velocidade contra as impressoras a lasers na mesma faixa de preço. As jatos de tinta velozes tendem a ser modelos voltados para os negócios.

Quanto você vai imprimir?

Se você imprimir apenas algumas páginas por dia, não precisará se preocupar com quanto uma impressora foi projetada para imprimir, conforme definido pelo seu ciclo de trabalho mensal recomendado (não máximo). Se você imprimir o suficiente para o ciclo de trabalho, no entanto, não compre uma impressora que não inclua essas informações em suas especificações. Descubra quanto você imprime, com a freqüência com que você compra papel e em quais quantidades. Em seguida, escolha uma impressora projetada para imprimir pelo menos isso.

Além disso, considere o tamanho mínimo e máximo do papel, e se você precisa de um duplexador para imprimir nos dois lados da página. Para a capacidade de entrada, uma regra prática é obter capacidade suficiente para que você não precise adicionar papel mais do que uma vez por semana.

Custos

Por fim, certifique-se de considerar o custo total de impressora. A maioria dos fabricantes avalia o custo por página, e muitos dão um custo por foto. Para obter o custo total, calcule o custo anual para cada tipo de saída (monocromático, documento colorido, foto), multiplicando o custo por página pelo número dessas páginas que você imprimirá a cada ano. Some esses valores para obter o custo total por ano. Em seguida, multiplique esse número pelo número de anos que você espera usar esta impressora, e adicione o custo inicial da impressora. Compare os valores do custo total entre as impressoras para descobrir qual modelo será mais barato no longo prazo.