Memória de Acesso Aleatório, ou RAM, é o hardware físico dentro de um computador que armazena dados temporariamente, servindo como a memória de "trabalho" do computador.

A RAM adicional permite que um computador trabalhe com mais informações ao mesmo tempo, o que geralmente tem um efeito considerável no desempenho total do sistema. Leia também: Como descobrir o tamanho, tipo e a freqüência da memória RAM do seu PC?

A velocidade e o desempenho de um computador são amplamente atribuídos à quantidade de memória RAM no computador. Se um computador não tiver memória suficiente para executar o sistema operacional e os programas de software em uso, isso resultará em um desempenho mais lento. Quanto mais memória um computador tiver, mais informações e software ele poderá carregar e processar rapidamente.

História da memória RAM

A primeira forma de RAM surgiu em 1947 com o uso do tubo de Williams. Utilizou um CRT (cathode ray tube) e os dados foram armazenados na face do CRT, como pontos eletricamente carregados.

A segunda forma amplamente utilizada de RAM era a memória do núcleo magnético, inventada em 1947.

Frederick Viehe é creditado com grande parte do trabalho, tendo solicitado várias patentes relacionadas ao projeto.

A memória do núcleo magnético funciona através do uso de minúsculos anéis de metal e fios conectados a cada anel. Um bit de dados pode ser armazenado por toque e acessado a qualquer momento.

No entanto, a RAM como a conhecemos hoje, como memória de estado sólido, foi inventada em 1968 por Robert Dennard. 

Conhecida especificamente como memória de acesso aleatório dinâmico, ou DRAM , os transistores foram usados ​​para armazenar bits de dados.

Qual é o maior bastão de RAM?

Atualmente, o maior bastão de memória RAM é de 64 GB.

Tipos de memória RAM

Alguns fabricantes populares de RAM incluem Kingston, PNY, Crucial e Corsair. 

Existem muitos tipos de RAM, então você pode ouvi-lo por outros nomes. É também conhecida como memória principal, memória interna, e armazenamento primário. 

Pra que serve a memória RAM? 

Seu computador precisa de RAM para usar os dados rapidamente. 

Simplificando, o objetivo da RAM é fornecer acesso rápido de leitura e gravação a um dispositivo de armazenamento. Seu computador usa RAM para carregar dados, porque é muito mais rápido do que executar os mesmos dados diretamente de um disco rígido.

Pense na RAM como uma mesa de escritório. Uma mesa é usada para acesso rápido à documentos importantes, ferramentas de escrita e outros itens de que você precisa no momento.

Sem uma escrivaninha, você guardaria tudo armazenado em gavetas e armários, significando que levaria muito mais tempo para realizar suas tarefas diárias, já que você teria que constantemente entrar nesses compartimentos de armazenamento para obter o que precisa, e depois gastar mais tempo colocando-os de volta no lugar.

Da mesma forma, todos os dados que você está usando ativamente em seu computador (ou smartphone, tablet, etc.) são armazenados temporariamente na RAM. Esse tipo de memória, como uma mesa na analogia, fornece tempos de leitura / gravação muito mais rápidos do que o uso de um disco rígido. A maioria dos discos rígidos é consideravelmente mais lenta que a RAM, devido a limitações físicas, como velocidade de rotação.

A RAM funciona com seu disco rígido (mas são coisas diferentes)

A RAM é normalmente referida simplesmente como "memória", mesmo que outros tipos de memória possam existir dentro de um computador.

A RAM, que é o foco deste artigo, não tem nada a ver com a quantidade de armazenamento de arquivos que um disco rígido possui, mesmo que os dois sejam confundidos  incorretamente.

Por exemplo, 1 GB de memória (RAM) não é o mesmo que 1 GB de espaço no disco rígido.

Ao contrário de um disco rígido, que pode ser desligado e ligado novamente sem perder os dados, o conteúdo da RAM é sempre apagado quando o computador é desligado. É por isso que nenhum dos seus programas ou arquivos ainda estão abertos quando você liga o computador novamente.

Uma maneira de contornar essa limitação é colocar seu computador no modo de hibernação. A hibernação de um computador apenas copia o conteúdo da RAM para o disco rígido quando o computador é desligado, e depois copia tudo de volta para a RAM quando ligado novamente.

Cada placa-mãe suporta apenas uma certa faixa de tipos de memória em certas combinações, portanto, verifique sempre com o fabricante da placa-mãe antes de fazer uma compra.

A RAM no seu computador se assemelha a uma régua

Um módulo padrão ou um bastão de memória de mesa é uma peça de hardware longa e fina, que se parece com uma régua curta. A parte inferior do módulo de memória possui um ou mais entalhes, para orientar a instalação adequada, e é revestida com vários conectores, geralmente banhados a ouro.

A memória está instalada nos slots do módulo de memória localizados na placa-mãe . Esses slots são fáceis de encontrar - basta olhar para as pequenas dobradiças que prendem a RAM no lugar, localizadas em ambos os lados do slot de tamanho similar na placa-mãe.

Principais tipos de RAM

Existem dois tipos principais de RAM:

  • DRAM (Dynamic Random Access Memory)
  • SRAM (memória de acesso aleatório estática)

DRAM (Dynamic Random Access Memory) - O termo dinâmico indica que a memória deve ser constantemente atualizada, ou perderá seu conteúdo.

A DRAM é normalmente usada para a memória principal em dispositivos de computação. Se um PC ou smartphone for anunciado como tendo 4 GB de RAM ou 16 GB de RAM, esses números se referem à DRAM, ou memória principal, no dispositivo.

Mais especificamente, a maior parte da DRAM usada em sistemas modernos é a DRAM síncrona, ou SDRAM. Os fabricantes também às vezes usam o acrônimo DDR (ou DDR2, DDR3, DDR4, etc.) para descrever o tipo de SDRAM usado por um PC ou servidor. DDR significa taxa de dados dupla, e refere-se a quantos dados a memória pode transferir em um ciclo de clock.

Para saber mais, acesse: Diferença entre Memória DDR 3, 2 e 1.

SRAM (Static Random Access Memory) - Embora a DRAM seja normalmente usada para memória principal, hoje a SRAM é mais usada para o cache do sistema.

A SRAM é considerada estática porque não precisa ser atualizada, ao contrário da RAM dinâmica, que precisa ser atualizada milhares de vezes por segundo. Como resultado, a SRAM é mais rápida que a DRAM. No entanto, os dois tipos de RAM são voláteis , o que significa que elas perdem seu conteúdo quando o dispositivo é desligado.