O WannaCry foi o ransomware que conseguiu atingir o maior de computadores, foram mais de 300 mil computadores em 150 países. No entanto, o Reino Unido passou a acusar a Coreia do Norte de ter envolvimento no desenvolvimento do ransomware WannaCrypt ou WannaCry como é mais conhecido.

Segundo a Reuters, o ministro britânico Ben Wallace teria dito que acreditam fortemente que o ataque foi realizado por um governo estrangeiro.

Será que a Coreia do Norte está envolvida?
Será que a Coreia do Norte está envolvida?

Já para a BBC, Wallace teria informado "Nós acreditamos que a Coreia do Norte foi o governo envolvido nesse ataque mundial. Podemos ter a maior certeza possível obviamente, eu não posso comentar detalhes de inteligência, mas é algo largamente acreditado pela comunidade e vários países que a Coreia do Norte teve esse papel".

O WannaCry é o ransomware que infectava as máquinas e criptografava os arquivos. Para liberação dos arquivos da máquina infectada os hackers que estavam por trás do ransomware WannaCry solicitavam US$ 300 na moeda bitcoin.

Embora o governo do Reino Unido tenha acusado a Coreia do Norte, não apresentou nenhuma prova ou link demonstrando a ação do governo norte-coreano para comprovar a acusação.