Na terça-feira (24) segundo informações da Reuters, a Ucrânia começou a sofrer com uma onda de ataques cibernéticos. O principal foco dos ataques foram os pontos de infraestrutura do país, o sistema de metrô em Kiev e os aeroportos de Odessa.

Aeroporto de Odessa
Aeroporto de Odessa

A Ucrânia já estava preocupada com a possibilidade de sofrer ataques de hackers nas redes de infraestrutura do país desde o começo do mês, quando a equipe de Resposta de Emergência Informática (Cert) salientou:

"Pedimos aos proprietários de sistemas de telecomunicações, outros recursos de informação, principalmente de infraestrutura de transporte, bem como usuários comuns de Internet, para seguir os requisitos de segurança mais rígidos".

Um ataque foi percebido no metrô de Kiev no seu sistema de pagamentos. O aeroporto de Odessa afirmou que já tomou algumas medidas preventivas para intensificar a segurança. Um porta-voz do aeroporto informou "Nós relatamos que o sistema de TI do aeroporto internacional de Odessa foi atingido por um ataque de hackers. Todos os serviços do aeroporto estão trabalhando em um modo mais rígido".

A princípio os ataques teriam vindo da Rússia, o que é negado pelo Kremlin, que afirma que o governo ucraniano está "implementando uma estratégia nacional para manter as instituições estatais e as empresas estratégicas seguras"