Ucrânia sofre ciberataque em aeroporto e metrô

Sistema de pagamentos do metrô de Kiev é atingido por hackers.

Por | @fsbeling Hacker

Na terça-feira (24) segundo informações da Reuters, a Ucrânia começou a sofrer com uma onda de ataques cibernéticos. O principal foco dos ataques foram os pontos de infraestrutura do país, o sistema de metrô em Kiev e os aeroportos de Odessa.

Aeroporto de OdessaAeroporto de Odessa

A Ucrânia já estava preocupada com a possibilidade de sofrer ataques de hackers nas redes de infraestrutura do país desde o começo do mês, quando a equipe de Resposta de Emergência Informática (Cert) salientou:

"Pedimos aos proprietários de sistemas de telecomunicações, outros recursos de informação, principalmente de infraestrutura de transporte, bem como usuários comuns de Internet, para seguir os requisitos de segurança mais rígidos".

Um ataque foi percebido no metrô de Kiev no seu sistema de pagamentos. O aeroporto de Odessa afirmou que já tomou algumas medidas preventivas para intensificar a segurança. Um porta-voz do aeroporto informou “Nós relatamos que o sistema de TI do aeroporto internacional de Odessa foi atingido por um ataque de hackers. Todos os serviços do aeroporto estão trabalhando em um modo mais rígido”.

A princípio os ataques teriam vindo da Rússia, o que é negado pelo Kremlin, que afirma que o governo ucraniano está “implementando uma estratégia nacional para manter as instituições estatais e as empresas estratégicas seguras"

Mais sobre: ataqueransomware Ucrânia hackers
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Ataque Ransomware?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar