O Gmail, como um serviço de e-mail amplamente popular, oferece um robusto conjunto de medidas de segurança para guardar suas informações. Dentre as estratégias mais básicas, mas que funcionam, manter uma senha sólida e de vez em quando mudar é uma saída interessante. Neste artigo do Oficina da Net, veja como alterar senha do Gmail por meio de um passo a passo.

Como mudar a senha do Gmail?

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Abra a sua conta de Gmail, e no canto superior, toque na sua foto de perfil;

    Passo 1 de: Como mudar a senha do Gmail?
  2. Em seguida, toque em Gerenciar sua Conta do Google;

    Passo 2 de: Como mudar a senha do Gmail?
  3. Logo após, acesse a aba Informações pessoais, e role até encontrar o campo Senha;

    Passo 3 de: Como mudar a senha do Gmail?
  4. Neste passo, você precisa inserir a sua senha antiga, para fazer o processo de alteração de senha, e tocar em Próxima;

    Passo 4 de: Como mudar a senha do Gmail?
  5. Por fim, insira a sua senha nova nos campos informados e confirme a operação.

Como recuperar a senha do Gmail?

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Acesse a página de login do Gmail, digite o seu e-mail, e toque em Avançar;

    Passo 1 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  2. Em seguida, toque em Esqueceu A Senha?;

    Passo 2 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  3. Logo após, toque em Receber um código de verificação no número xxx;

    Passo 3 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  4. Feito isso, abra o serviço de mensagens do número cadastrado no seu e-mail, e digite o código que acabou de receber na página do Google;

    Passo 4 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  5. Em seguida, permita que o Google envie um e-mail com um código para redefinir a sua senha;

    Passo 5 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  6. Na página do Google, digite o código, e toque em Atualizar Senha;

    Passo 6 de: Como recuperar a senha do Gmail?
  7. Digite e confirme a nova senha, e toque em Salvar Senha.

    Passo 7 de: Como recuperar a senha do Gmail?

Como criar uma senha segura no Gmail?

Criar uma senha segura é crucial para proteger sua conta do Gmail e os dados pessoais associados a ela. Uma senha robusta reduz significativamente o risco de acesso não autorizado. Aqui estão algumas diretrizes para criar e manter uma senha forte para sua conta do Gmail:

  1. Comprimento é essencial: A senha deve ter, pelo menos, 12 caracteres. Quanto mais longa a senha, mais difícil é de ser quebrada.
  2. Use uma combinação de caracteres:

    • Inclua uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas.
    • Use números e símbolos (como !, @, #, $, etc.).
  3. Evite informações pessoais: Nunca use detalhes facilmente disponíveis ou adivinháveis, como seu nome, data de nascimento, ou o nome de membros da família e pets.
  4. Não use palavras do dicionário: Senhas baseadas em palavras do dicionário são mais vulneráveis a ataques de força bruta. Em vez disso, considere usar uma frase e transformá-la em uma senha com abreviações e símbolos. Por exemplo, "Eu amo comer pizza às sextas-feiras!" poderia se tornar "EaCP@6f!".
  5. Utilize geradores de senha: Existem várias ferramentas e aplicativos que geram senhas aleatórias e fortes. Essas ferramentas são úteis se você tiver dificuldade em criar uma senha por conta própria.
  6. Evite sequências e repetições: Sequências como "123456", "abcdef" ou repetições como "aaabbb" ou "111222" são facilmente adivinháveis e devem ser evitadas.
  7. Atualize suas senhas regularmente: Mesmo que sua senha seja forte, é uma boa prática alterá-la periodicamente. No entanto, evite reutilizar senhas anteriores.
  8. Use uma frase de segurança: Em vez de pensar em uma palavra, pense em uma frase ou combinação de palavras que só faça sentido para você e use a primeira letra de cada palavra, combinada com números e símbolos.
  9. Não use a mesma senha em múltiplos locais: Se alguém obtiver acesso à sua senha do Gmail, você não vai querer que eles tenham acesso a todas as suas outras contas. Sempre use senhas únicas para diferentes contas e serviços.
  10. Considere um gerenciador de senhas: Se você tiver muitas senhas diferentes para gerenciar, pode ser útil usar um gerenciador de senhas. Estes aplicativos armazenam e criptografam suas senhas, permitindo que você mantenha uma lista segura de todas as suas senhas únicas.

Lembre-se de que uma senha segura é apenas uma parte da equação. Combine-a com outras medidas de segurança, como verificação em duas etapas, para maximizar a proteção da sua conta do Gmail.