Uma nova extensão do Google Chrome irá verificar automaticamente se as senhas foram expostas em uma violação de dados. Chamada de Password Checkup, uma vez instalada, a extensão pode verificar todos os logins usados pelo usuário.

Infelizmente, nos últimos tempos, uma série de ocorrências envolvendo violação de senhas surgiu. Com a revelação das violações massivas do arquivo da Coleção 1, que comprometeram tantas senhas diferentes, pode ser bastante difícil de saber o quanto ainda está seguro na rede. A extensão do Google entra justamente para isso.

Nova extensão do Google Chrome faz verificação automática de senhas.

Levando em consideração que a Verificação de senha depende do envio de informações confidenciais para o Google, a empresa enfatiza que tudo é criptografado e que não é possível visualizar os dados. As senhas no banco de dados são armazenadas em um formato criptografado e em hash, e todo avisado gerado sobre os seus detalhes é local em sua máquina.

A extensão do Google é gratuita, sendo possível usar o gerador de senhas embutido do Chrome para conseguir gerar uma nova senha caso descobrir que uma das contas tenha sido comprometida.

Para manter-se seguro na rede é essencial sempre manter alguns cuidados como: utilizar um gerenciador de senhas, utilizar uma senha exclusiva para cada site, alterar as senhas afetadas no momento em que for descoberta uma possível violação, e quando possível, ativar a autenticação de dois fatores para os sites que a suportam.

Para quem quiser, ativar a extensão de senha do Chrome também é uma boa alternativa.

Fonte: The Verge