A personalização dos produtos de software do Google é bastante grande, levando em consideração o fato, incluindo o histórico de pesquisa até o local  e ainda todos os links que o usuário clicou. Um novo estudo realizado pelo DuckDuckGo, mostrou que é praticamente impossível evitar a personalização ao fazer uma pesquisa no Google, mesmo fazendo logout da conta do Google e utilizando o modo de navegação privado.

A DuckDuckGo realizou um estudo em junho deste ano, no auge das eleições nos Estados Unidos. O objetivo foi justamente confirmar se os resultados de pesquisa do Google exacerbam as bolhas ideológicas ao fornecer somente as informações que o usuário sinalizou que deseja consumir através do comportamento anterior e os dados que foram coletados.

Estudo diz que Google personaliza resultados de pesquisa mesmo quando usuário está offline.

De acordo com o The Verge, não fica claro se a questão pode ser realmente respondida de modo confiável através das descobertas, e também é necessário levar em consideração que a DuckDuckGo é uma fonte tendenciosa, mesmo assim, os resultados podem ser interessantes.

Conforme a DuckDuckGo, a maioria dos participantes do estudo viu resultados diferentes ao pesquisar três termos: "controle de armas", "imigração" e "vacinas". De acordo com a empresa,   "essas discrepâncias não poderiam ser explicadas por mudanças de localização, tempo, por estar logado no Google, ou pelo Google testando mudanças no algoritmo para um pequeno subconjunto de usuários. " "Curiosamente, esse ajuste não afetou significativamente a variação global", diz o estudo.

O estudo foi realizado através da compilação de 87 conjuntos de resultados (76 no desktop e 11 no celular). A empresa realizou um teste privado e após registrado, tudo através de uma maneira que não fosse influenciar o teste privado com os resultados anteriores. Com isso, a DuckDuckGo conseguiu descobrir que foi a utilização de navegação privada e do logout do Google praticamente não afetava a variação nos resultados da pesquisa, sendo que os usuários observavam uma variação semelhante nas três pesquisas e ainda na pesquisa particular enquanto estavam conectados.

O estudo mostrou ainda variações em como os artigos de notícias e vídeos foram apresentados entre links de texto padrão, e ainda 22 domínios diferentes que apareciam na primeira página de resultados de "vacinas", através de uma página de resultados de pesquisa padrão que continham 10 links orgânicos.

A DuckDuckGo, para mostrar que as pesquisas privadas e desconectadas são variáveis, calculou a diferença entre os resultados de texto para usuários privados e offline e comparou-os com os resultados de outros usuários anônimos e com padrão.

"Vimos que, ao comparar aleatoriamente os modos privados das pessoas entre si, havia mais que o dobro da variação do que ao comparar o modo privado de alguém com o modo normal", diz o estudo.

A partir disso, os dados mostram que entre os resultados  de pesquisa padrão registrados e os privados, havia uma diferença  de somente um ou dois domínios, já a variação entre usuários anônimos era de três (para controle de armas) e cinco (para vacinações) alterações de domínio. Isso revela que alguma personalização ocorre para pessoas que utilizam navegação privada quando desconectadas.

O estudo mostra que não há um modo mais fácil de usar a pesquisa do Google sem que o software tente determinar quem o usuário é e ainda se pode atender melhor às suas necessidades.

Grande parte dos usuários não utilizaria a pesquisa do Google caso não fosse um mecanismo de busca de primeira categoria, com vários benefícios.

Fonte: The Verge