Companhias do meio tecnológico, como Google, Apple e Uber terão que compartilhar os dados de mapeamento com outras empresas e ainda com o setor público, disse o governo do Reino Unido aconselhado por um grupo de defesa de dados.

Através de um relatório publicado nesta terça-feira (20), o Open Data Institute (ODI) disse que "monopólios de dados" estavam sufocando a inovação no Reino Unido. Tais empresas acabam por duplicar os esforços uma das outras, menciona o relatório. Caso os dados sejam compartilhados, de acordo ainda com eles, muitos serviços e novas tecnologias seriam beneficiadas.

Google, Apple e Uber terão que compartilhar dados de mapeamento com terceiros.
Google, Apple e Uber terão que compartilhar dados de mapeamento com terceiros.

O ODI é um grupo influente no Reino Unido, tendo como co-fundador Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, e Nigel Shadbolt, professor de inteligência artificial da Universidade de Oxford. Vale mencionar que este relatório foi publicado antes da próxima revisão da estratégia geoespacial nacional do governo do Reino Unido, que deve orientar para uma possível mudança.

Os autores do relatório mostram que dados geoespaciais são recursos importantes na era digital, utilizado para orientar decisões em "quase todos os aspectos da vida e em todos os setores da nossa economia".

A diretora executiva do Open Data Institute, Jeni Tennison, disse que, mesmo que as grandes empresas de tecnologia estejam tentando ofertar um bom serviço aos seus clientes, "o status não é o ideal". "As grandes empresas estão se tornando mais como monopólios de dados e isso não nos dá o melhor valor de nossos dados", disse Tennison ao Financial Times.

Fonte: The Verge