Minecraft já ostenta o título de jogo mais vendido da história, junto com Grand Theft Auto V, PUBG e Red Dead Redemption 2. Agora o game alcançou outro marco, o de mais de 1 trilhão de visualizações no YouTube.

Lançado originalmente em 2011, Minecraft foi desenvolvido pela Mojang. Inicialmente o jogo foi lançado para PC (Windows, OS X e Linux), mas no mesmo ano o título estreou nas plataformas mobile Android e iOS. Um ano depois, o game saiu para Xbox 360 e PlayStation 3 (PS3). Entretanto, não parou por aí, e Minecraft ganhou portes para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. O sucesso foi tão grande, que Minecraft saiu até para Windows Phone, Nintendo 3DS, PS Vita, Wii U e Nintendo Switch.

Minecraft no YouTube

De acordo com o YouTube, hoje já existem mais de 35 mil canais ativos de criação de conteúdo com vídeos de Minecraft. Estes canais estão espalhados em 150 países. Além disso, há uma base enorme de jogadores, totalizando 140 milhões entre as plataformas PC, mobile e console.

Popularidade continuou a crescer mesmo com a compra de seu estúdio

Mesmo após a compra em 2014 do estúdio Mojang pela Microsoft, Minecraft continuou a crescer. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse na época:

"Minecraft é mais do que uma grande franquia de jogos - é uma plataforma de mundo aberto, impulsionada por uma comunidade vibrante com a qual nos preocupamos profundamente e rica em novas oportunidades para essa comunidade e para a Microsoft."

Criação de conteúdo com Minecraft

Devido ao fato de Minecraft permitir construir qualquer coisa com blocos parecidos com os de peças da Lego, a comunidade de jogadores do game cria todos os tipos de mundos e vídeos. Um exemplo disso foi um vídeo chamado "Fallen Kingdon", criado por CaptainSparklez e visualizado 145 milhões de vezes, onde foi feito um riff inspirado em Minecraft utilizando a música Viva La Vida da banda Coldplay.

Outro vídeo famoso foi do criador Dream, que abriu caminho até o "final" do jogo em menos de 23 minutos. Sua transmissão foi vista 29,6 milhões de vezes. Geralmente, os criadores de conteúdo ganham dinheiro com seus vídeos, seja através de patrocínios ou anúncios pagos (via acordos), além de também poder ser através da divisão de uma porcentagem da receita de anúncios com o YouTube (monetização de vídeos oferecida).