O novo Pro Evolution Soccer, PES 2022, pode trazer uma grande mudança para o jogo de futebol. Segundo rumores, o título de PES deste ano poderá ser "free-to-play". Anteriormente, a Konami, responsável pela publicação do game, lançou o PES Lite como alternativa gratuita ao título principal, que é focado no modo Ultimate Team da franquia.

Ao que parece, a Konami está "realmente mudando tudo" de acordo com o podcast feito pelo VGC (videogameschronicle), onde o editor Andy Robinson diz que as alterações seriam grandes para a série de futebol. Infelizmente não foi dado detalhes, só foi mencionado somente o fato da grande reforma.

PES 2022 grátis para jogar?

A mudança para o "free-to-play" pode não agradar aos fãs fiéis da franquia que todo ano paga devido ao Ultimate Team com a Master League. Entretanto, tem de se levar em conta que FIFA domina o mercado de jogos de futebol e por conta disso o PES foi obrigado a se desfazer de acordos. Porém, muitos acham que PES tem uma jogabilidade, física e inteligência artificial mais realistas.

Sobre PES 2021

Chamado de eFootball PES 2021 Season Update, o PES 2021 não trouxe grandes mudanças se comparado ao seu antecessor, entregando praticamente aquilo que já havia sido visto pelos jogadores no ano passado, sendo literalmente um "jogo seguro" da Konami. Porém, isso não significa que o título não seja uma boa opção.

Enquanto a Konami alegou um foco maior em PES 2022 para a nova geração, que segundo a empresa terá grandes novidades, incluindo novas mecânicas e uma nova engine, o lançamento de 2021 foi tratado como uma grande atualização.

Com os já conhecidos modos de jogo e a mesma jogabilidade de PES 2020, a versão de 2021 continua sendo uma boa opção para os fãs da franquia da Konami. Vale lembrar que em terras brazucas o jogo deve ser valorizado por sua relação com clubes brasileiros, apresentando jogadores reais ao contrário de seu rival, FIFA.