Em março de 2020, quando o coronavírus começou a se espalhar rapidamente pelos Estados Unidos, o negócio de videogames estava tendo seu melhor mês em mais de 10 anos.Estimulados pelos lançamentos de "Animal Crossing: New Horizons", da Nintendo, e "Call of Duty: Modern Warfare", da Activision, milhões de pessoas que se abrigavam no local se voltaram para videogames para entretenimento.

As vendas de hardware, software, acessórios e placas de jogos superaram US $ 1,6 bilhão em março - "o maior gasto registrado em um mês de março desde os US $ 1,8 bilhão alcançados em março de 2008", segundo o relatório mensal do NPD Group.

Mas em março de 2021, a indústria poderia começar a ver os efeitos mais amplos do coronavírus. Os jogos planejados para serem lançados no próximo ano e além provavelmente terão problemas de desenvolvimento que podem levar a atrasos ou cancelamentos.

Os títulos adiados:

Nós já vimos muitos jogos que estavam com lançamento marcada em algum ponto deste ano terem problemas e serem adiados. Dentre alguns exemplos populares está o já lançado The Las of Us: Part II, que era planejado para ser lançado em 29 de maio, mas só foi lançado em 19 de junho. Cyberpunk 2077 é um dos games mais aguardados do ano que deveria ter sido lançado dia 16 de abril, e então foi adiado para 17 de setembro e agora para 19 de novembro. Final Fantasy VII: Part II também teve seu desenvolvimento impactado e pode demorar muito além do previsto para ser lançado. O mais recente atraso fica com Máfia: Definitive Edition, que deveria ser lançado em 28 de agosto, mas agora vai para 25 de setembro. Mas porque tantos atrasos acontecem?

Na realidade, os jogos mais afetados são jogos que a gente nem conhece ainda, jogos planejados para o ano que vem e além. "Durante o verão, início do outono? Esses jogos estão bem", disse Phil Spencer, líder da Microsoft no Xbox. "Jogos que visam daqui a um ano ou além? Haverá algum impacto, mas eles serão capazes de reagir."

Lançamentos de 2021 a diante serão mais afetados

Muitos desses títulos ainda não foram revelados, mas todos os jogos de grande sucesso levam anos para serem produzidos, com centenas ou milhares de pessoas trabalhando em escritórios em todo o mundo - algo que se tornou quase impossível durante uma pandemia global. Os estúdios não podem fazer remotamente a captura de movimento ("mocap") ou o trabalho de áudio necessário para dar os retoques finais em um jogo.

"Mocap (A tecnologia de captura de movimento) é apenas algo que está basicamente parado. Não vamos para estúdios de mocap", disse Spencer ao Business Insider. "Se você teve toda a sua animação capturada e está fazendo retoques em mais produções artísticas individuais e em áreas como texturas e outras coisas, está em uma posição melhor. Se está esperando por muito trabalho de áudio grande - quando se trata de sinfonias e outras coisas - ou mocap, você está parado agora e está progredindo nas áreas restantes possíveis. "

Franquias esportivas anuais como "Madden" e "FIFA" são um bom ponto de partida. "É realmente nesses [tipos de] jogos que tentam finalmente reunir toda a sua base de ativos em termos de produção artística que eles podem ter o maior impacto", disse Spencer.

O lançamento do Xbox Series X também é prejudicado:

Uma coisa que parece ainda estar no caminho: o console de videogame da Microsoft, o Xbox Series X, que está programado para chegar nesta temporada de férias. Spencer está supervisionando o lançamento do Xbox Series X - seu primeiro novo console Xbox como chefe da equipe Xbox na Microsoft.

"Apesar de obviamente não estarmos viajando para a China, nos sentimos bem com nosso progresso no hardware", disse Spencer. "Eu tenho meu console e jogo nele quase todas as noites, e me sinto bem com as atualizações de software que estamos fazendo".

Isso não significa que o lançamento não será totalmente afetado, "algumas coisas que seriam lançadas talvez tenham que ser um pouco alteradas". Independentemente disso, Spencer continua confiante não apenas no próximo lançamento do console Xbox, mas na indústria de jogos, enquanto luta para lidar com as conseqüências de uma pandemia global.

"Estou bastante confiante na capacidade do setor de continuar com um fluxo constante de jogos", disse ele. "Atualmente, existem muitos jogos em produção em todo o setor, e acho que estaremos - como um setor - ficaremos bem. Sou otimista quanto ao que isso significa a longo prazo. jogos, mesmo que haja um certo impacto em uma certa janela de lançamento para certos títulos que poderemos ver. "