Menos de dois meses após o lançamento oficial de Crucible, o primeiro grande jogo da Amazon Games para PCs na Steam, a empresa optou por removê-lo da loja.

Seus desenvolvedores da Relentless Studios (subsidiária da Amazon) anunciaram planos de retirar o MOBA de ação grátis da Steam a partir de amanhã, 1º de julho, enquanto continuam a operar o jogo em "BETA fechado" para quem já baixou o jogo (ou pagou por um de seus "pacotes de fundadores" do DLC cosmético).

Em um anúncio no site oficial do jogo, seus desenvolvedores descrevem essa mudança como uma maneira de "nos ajudar a focar em fornecer a melhor experiência possível para nossos jogadores".

No que diz respeito aos jogadores restantes, no entanto, essa garantia pode parecer um pouco vazia, uma vez que sua exclusão provavelmente reduzirá o pool de jogadores disponível de sua base que é pequena (até a publicação deste texto, haviam pouco mais de 200 jogadores simultâneos on-line).

Embora o jogo continue siga pela Steam, a partir do 12h do dia 1º de julho, novos jogadores não poderão mais procurar o jogo e fazer o download gratuito de seu cliente.

Em vez disso, eles precisam se inscrever para jogar no site oficial, onde aguardam um convite para o BETA fechado. (Se você quer fazer parte do BETA fechado sem cadastro, vá para seu cliente Steam e adicione Crucible à sua biblioteca agora.)

A Relentless Studios, responsável pelo jogo, já foi capaz de fazer mudanças drásticas no cliente Crucible no mês passado, principalmente removendo um modo de jogo inteiro para concentrar melhor os jogadores dentro do game.

Contudo isso demonstra a inexperiência da Amazon Games com o setor de jogos como serviço, isso já era um problema preocupante quando o Crucible foi lançado em meados de maio.

Ainda não está claro por que a empresa optou por lançar o jogo ao público, antes de um BETA fechado e, agora, está fazendo isso.

Embora a Relentless tenha oferecido insights sobre seus planos para atualizar e desenvolver o jogo ao longo do tempo, o estúdio ainda não se comprometeu a adicionar bate-papo por texto embutido - uma supervisão séria de um jogo que não pode ser vencido sem estratégias coordenadas - ou sistemas para lidar com desistências, para que jogadores dedicados não sejam punidos por se envolverem em partidas invencíveis de 3v4 ou 2v4.